Questões Sobre Metafísica
Pesquisas Acadêmicas: Questões Sobre Metafísica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flucate • 27/5/2013 • 414 Palavras (2 Páginas) • 10.598 Visualizações
As indagações metafísicas
1 – Qual é considerada a questão metafísica fundamental? Por que somos levados a formulá-la?
A questão fundamental da metafísica é a pergunta “o que é?”. Somos levados a formulá-la devido à curiosidade que temos de compreender como um determinado objeto ou pessoa, por exemplo, preserva sua identidade original ainda que apareça de diversas formas físicas diferentes à nossa consciência. Identidade esta que nos permite reconhecer alguma coisa independente de seus acidentes.
Capítulo I
O nascimento da metafísica
11 – Explique como e por que Parmênides diferencia entre perceber e pensar.
Até então, a cosmologia preocupava-se em estudar a natureza como um cosmo, ou seja, de ordem regular, de constante surgimento, transformação e desaparecimento das coisas. A cosmologia buscava a explicação do devir, que seria o que leva uma coisa passar a existir de maneira contrária a que possuía anteriormente, como por exemplo: o frio se torna quente, o pequeno se torna grande, o vivo morre etc. Sendo assim, Parmênides tornou a cosmologia impossível ao afirmar que o Ser é único, imutável e não contraditório. A mudança de uma coisa para a sua coisa contrária seria o Não-Ser, e o Não-Ser é nada.
Diante desses apontamentos, Parmênides considerava o cosmo como ilusório, feito de aparências das quais formulamos nossas opiniões e, por isso, fez distinção entre o perceber e o pensar. Segundo Parmênides, perceber é ver a natureza de forma múltipla, mutável e contraditória, ou seja, uma aparência irreal do Ser, que não possui nenhuma dessas características. Logo, o Ser que é uno, idêntico a si mesmo, imutável, não contraditório e eterno seria visível apenas ao pensamento, portanto, só poderia ser contemplado através do exercício de pensar.
Capitulo II
A metafísica de Aristóteles
11 – O que é a substância, segundo Aristóteles? Quais os dois sentidos em que a emprega?
Segundo Aristóteles, substância é o Ser propriamente dito, que compreende a matéria do qual o é constituído, forma, potência e ato. Em outras palavras, substância é o que compreende os atributos essenciais que compõem o Ser. O conceito de substância num primeiro sentido, é usado por Aristóteles para descrever um ser individual existente com sua essência e acidentes; num segundo sentido, é usado para compreender um conjunto das características gerais que os indivíduos de um gênero e de uma espécie possuem. Neste sentido, substância refere-se aos sujeitos universais que não existem por si mesmos, mas que estão presentes nos indivíduos e podem ser acessados através do pensamento. Exemplo de indivíduo: Sócrates; exemplo em substância segunda: gênero “animal”, espécies “vertebrado”, “mamífero” etc.
...