RENASCIMENTO
Tese: RENASCIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alcatrax • 14/10/2014 • Tese • 482 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
O RENASCIMENTO: As reformas que a igreja estava sofrendo, as grandes navegações e descobertas de outros povos e terras, a "descoberta" que a terra é redonda, o mercantilismo. Tudo isso fez com que a humanidade, mais precisamente a Europa, renascesse da idade média.
O Renascimento surgiu na Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. O berço do Renascimento foi a Itália em virtude de uma série de fatores: -Intenso desenvolvimento comercial das cidades italianas que exerciam o monopólio sobre o comércio no mar Mediterrâneo
O Renascimento tinha como principais características, a Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana), Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade, Grande importância dada às ciências e a razão e a Busca do conhecimento em várias áreas (principalmente a da ciência).
Naquela época o Renascimento se dividi-o em três fases:
I. No século 14, o Tercento, o renascentismo ainda estava concentrado na Itália, mais especificamente em Florença. Seus principais expoentes artísticos eram Giotto, Boccaccio e Petrarca. As características desse momento foram a valorização do indivíduo e dos detalhes humanos e a ruptura com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval. Eram traços diretamente relacionados ao pensamento humanista.
II. No século 15, o Quattrocento, o renascentismo estendeu-se pela península itálica e atingiu seu auge. São desse período Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo. Suas características foram: o racionalismo, o resgate da estética greco-romana e o experimentalismo.
III. É o último período do renascimento, Cinquecento, em que as obras de arte atingiram seu mais elevado grau de elaboração. Espalhado por toda a Europa, no século 16, o movimento vê também sua decadência. O maneirismo, um estilo "anticlássico", e o barroco, ganham força devido à reação da Igreja.
Alguns dos principais pensadores do Renascimento são:
William Shakespeare (1564-1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475-1564) foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Leonardo di ser Piero da Vinci (1452-1519) foi um polímata italiano, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna.
Galileu Galilei (1564-1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
O Renascimento entra em decadência após a perda de prestígio econômico das cidades italianas, em decorrência das Grandes Navegações -que muda o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; e da
...