RESENHA DO ARTIGO “ÉTICA, MORAL, AXIOLOGIA E VALORES: CONFUSÕES E AMBIGUIDADES EM TORNO DE UM CONCEITO COMUM”.
Por: laixc • 14/12/2019 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 1.347 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FARMÁCIA
VANESSA MANÇUR SANTOS
RESENHA DO ARTIGO “ÉTICA, MORAL, AXIOLOGIA E VALORES: CONFUSÕES E AMBIGUIDADES EM TORNO DE UM CONCEITO COMUM”.
Salvador
2017
[pic 2]
VANESSA MANÇUR SANTOS
RESENHA DO ARTIGO “ÉTICA, MORAL, AXIOLOGIA E VALORES: CONFUSÕES E AMBIGUIDADES EM TORNO DE UM CONCEITO COMUM”.
[pic 3]
Salvador
2017
PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Portugal, 2013.
O trabalho da autora baseia-se em análise da conjuntura acerca de ética, moral e valores, bem como a complementariedade entre elas, introduzindo sobre a origem da palavra e seus diversos significados visando a compreensão desses conceitos bem como a subjetividade dos mesmos diante uma sociedade e o contexto em que um individuo está inserido.
Ao se falar de ética e moral muitas vezes julga-se como se essas fossem a mesma coisa e permeassem pelos mesmos princípios e valores, mas quando se fala de ética, refere-se à soma de valores normas, princípios de comportamento e determinados costumes de uma parte da sociedade. A ética tem como objeto de analise crítica os princípios que regem essas normas. A autora afirma que “a ética é essencialmente especulativa, não se devendo dela exigir um receituário quanto a formas de viver com sucesso, dado que se preocupa, sobretudo, com a fundamentação da moral”.
A moral é essencialmente eminentemente prática, ou seja, visa realização de normas válidas por cada componente de determinado grupo social. Observa-se diante do texto a existência de uma complementariedade entre ética e moral, devendo-se pelo fato de a ética ter como objeto de estudo a moral, sendo impossível existir ética sem moral e vice-versa. Contudo ambas são independentes de modo que a moral possui natureza mais prática e a ética possui um caráter reflexivo e interrogativo.
Dessa mesma forma os valores são antônimos de normas e regras, mas de certa forma também ocorre uma complementariedade entre elas para expressar-se e manifestar-se. Os valores permeiam conceitos como “certo” e “errado”, “bom” e “mau”, enquanto as normas e regras inferem algo “obrigatório” e que é “permitido”. A axiologia é a ciência que estuda os valores numa reflexão filosófica sobre eles, sua natureza, características, estrutura, conhecimento e teorias. Valor não denota apenas do significado de algo que vale ou de custo e que se possa trocar, usar ou vender, mas segundo a autora “é a qualidade abstrata preferencial atribuída pelo sujeito suscitada pelas características inerentes de determinado objeto que satisfazem as necessidades e interesses daquele.
...