RESENHA IDENTIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO
Por: Jhessie20 • 4/4/2016 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 3.422 Visualizações
RESENHA IDENTIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO
A identidade no mundo globalizado retrata o processo de transformação de hábitos e de costumes que ocorreu após a guerra fria, onde o capitalismo se instalou no mundo e com a ajuda dos meios de comunicação cada vez mais ágeis rápidos e eficientes popularizou os produtos culturais como artes, religião, esportes, ciências principalmente americano em todo mundo, e que o antropólogo Americano Gordon Mathews chama de grande supermercado cultural. Na busca da identidade individual muitas pessoas se valem de recursos da medicina como o cantor pop americano Michael Jackson que alterou drasticamente sua aparência.
O autor define ambientalismo como uma nova forma de identidade coletiva que prega a defesa do planeta, a paz e a volta a formas de vida menos perigosa. Alguns ambientalistas reuniram em partidos políticos chamados “verdes” combatendo o estado, a indústria e a ciência prejudicial ao planeta.
Embora conservadoras, as igrejas fundamentalistas utilizam os meios de comunicação mais modernos para a divulgação de seus princípios. Para Émile durkeim a religião é elemento capaz de proporcionar significativa função moral na sociedade. Na identidade de gênero o movimento feminista propôs a liberdade e independência da mulher e uma estrutura familiar mais democrática e aberta. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação o movimento feminista espalhou – se pelo mundo, e uma das conquista foi o direito ao voto a eleição a cargos públicos e a ascensão profissional.
Diante disso podemos facilmente perceber que a globalização está apresentada como um fenômeno que esta acabando com as identidades. Na verdade observa – se que ao mesmo tempo que ocorre a homogeneização de varias culturas formando uma nova identidade, há também a questão da busca e da resistência das culturas e ai das identidades locais como forma de se afirmar em um mundo globalizado.
A globalização, ao contrario do que muitos pensam, ajuda a sedimentar e concretizar as culturas dos povos, preservando assim sua identidade. Mas também não se pode negar que a globalização também possui aspecto negativos como oque ocorre com determinadas pessoas que passam a viver diariamente apartir da cultura de massa, ou da cultura do outro.
...