RESUMO FILOSOFIA
Pesquisas Acadêmicas: RESUMO FILOSOFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniatividades • 7/8/2014 • 342 Palavras (2 Páginas) • 599 Visualizações
A Filosofia e a Ciência se confundem por muitas vezes, porem temos a nítida visão que a filosofia é tida como uma complementação da ciência e da elaboração cognitiva em geral. A ciência social é um conhecimento empírico e solidário da observação e experimentação, já a ciência física e seus sistemas conceptuais que cobrem e compreendem representando-os em diversificados aspectos da realidade universal. Isso nos mostra que a filosofia não é e não pode ser simplesmente o prolongamento científico.
Na consideração atenta do desenvolvimento histórico da filosofia, encontramos a comprovação de que o verdadeiro objeto é o conhecimento entre si e também que a filosofia tem duas origens: o pensamento e a elaboração, que diz respeito á substância. Os pensadores gregos que se preocupam com a substância investigam disposição e comportamento, tais fatos representados através do simbolismo matemático.
Uma nova geração de pensadores mais maduros que segue esses precursores e se inaugura na segunda metade do século VI a.C. As multiplicidades e instabilidades das feições naturais serão atribuídas a ilusão, onde se encontram a uniformidade e permanência.
Seja qual for a natureza atribuída ao principio unificador, ele disfarça em ultima instância. A solução da uniformidade na multiplicidade é transferir para o plano do pensamento do homem, exibindo assim a natureza do que seria a filosofia e seu objeto.
A Filosofia platônica se resume na observação de Raphael Demos na vida da razão, fazendo dela um mundo supra-sensível. E foi a compreensão desse processo que permitiu a Platão abrir as perspectivas para a formulação da lógica formal, foi desenvolvida por se sucessor Aristóteles, constituiu em continuar a linha de desenvolvimento do pensamento com grande sucesso.
Filosofia não é uma ciência, não é história, não é política, não é arte, não é psicologia e nem sociologia; é uma reflexão crítica das ciências, dos acontecimentos no espaço e no tempo, das origens e natureza das formas de poder, dos sentidos e significados artísticos, dos conceitos e metodologias da psicologia, da sociologia e de todas as ciências.
A Filosofia é o conhecimento do conhecimento, situada em vários momentos históricos da humanidade.
...