Reflexão
Por: silva_mimosa • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
CVALE-ÉTICA
MARA ANA DA SILVA
REFLEXÃO
De acordo com Foucault, o código moral não é somente um conjunto de normas construídas por aparelhos prescritivos, mas é também um jogo complexo de elementos que se compensam e se anulam. A moral, referente ao sujeito moral, é o comportamento real dos indivíduos em relação às regras e valores que lhe são propostos pelo código moral: “em face de um poder, que é a lei, o sujeito que é constituído como sujeito – que é sujeitado – e que obedece”.
Nietzsche desenvolve uma ‘história natural da moral’ distante da fundamentação racional, uma vez que esta seria somente uma forma erudita da crença na moral dominante que impede que a moral seja concebida como problema. Nietzsche afirmou que a parte racional da moral é uma ilusão.
Tendo como base o pensamento desses dois filósofos, conseguimos compreender melhor as cenas do filme “A experiência’’. No filme, o professor decide fazer uma experiência com voluntários, que estivessem dispostos a passarem por testes para que fossem observadas suas reações psicológicas diante dos fatos ocorridos. Foram divididos em dois grupos, os prisioneiros e os guardas da prisão. Os guardas tinham regras pra passarem aos presos e que precisavam seguir também...Aqui nos deparamos com o que Foucault afirmava, a moral dos voluntários começou a ser testada. A experiência passou a ser um jogo. O poder transformou as pessoas, e eles passaram a querer humilhar o próximo para mostrar que os guardas é que mandavam, passaram até mesmo por cima da lei, que seria o professor. Olhando pela perspectiva de Nietzsche, verificamos que a relação entre a moral e as ações praticadas é algo simplesmente imaginário, ou uma crença, como a fé, que existe por que alguns a pregam. Ou seja, as regras foram citadas mas ninguém as obedeceu por muito tempo, quando as necessidades passaram a surgir, as pessoas não agiram mais moralmente. A função dos guardas era manter a paz no ambiente sem usar a violência, e os prisioneiros deveriam obedecer e se familiarizar com a nova situação, viver sem seus direitos civis... Acabou dando tudo errado.
Conclui-se com isso, que o agir moralmente pode ser bem amplo. Cada filósofo tem sua teoria, e não sabemos quem está certo ou como deveria se agir. A verdade é que apenas saberemos ao certo vivendo uma determinada situação...
...