Relatorio Pressao
Dissertações: Relatorio Pressao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clara123abc • 11/5/2014 • 2.145 Palavras (9 Páginas) • 594 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................03
2. OBJETIVOS.................................................................................04
3. MATERIAIS E MÉTODOS...........................................................04
4. RESULTADOS.............................................................................05
5. DISCUSSÃO...............................................................................07
6. CONCLUSÃO..............................................................................08
7. REFERÊNCIAS...........................................................................09
1.INTRODUÇÃO
O Sistema Nervoso sob o aspecto funcional é dividido em Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo. Muitos dos sistemas de controle homeostático do organismo têm como base fisiológica uma sequência de estímulo-resposta, o reflexo. Embora em muitos reflexos o indivíduo tenha consciência do estímulo e/ou da resposta, em outros, nomeadamente nos que regulam o meio interno, não existe qualquer consciência por parte do indivíduo.
Os atos reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial, comandados pela substância cinzenta da medula espinhal e do bulbo. O estímulo chega ao órgão receptor e é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes. Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores. Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.
O Sistema Nervoso Somático é composto por neurônios que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias. Transmite a informação proveniente dos órgãos dos sentidos ao Sistema Nervoso Central e transporta mensagens deste para os músculos que permitem mover o esqueleto, estando implicado nos movimentos corporais. São reflexos somáticos: reflexo patelar, que é o reflexo de contração do quadríceps evocado pela percussão do tendão da patela; reflexos do tipo plantar, que se refere a uma flexão-plantar (tomando por base a planta do pé), resultante de um estímulo provocado na borda medial da planta do pé; corneal, que é um piscar brusco em resposta ao toque da córnea; o reflexo de Aquileu que ocorre quando o tendão de Aquiles é percutido enquanto o pé está em flexão dorsal, tendo como resultado positivo uma movimentação direcionada à superfície plantar; e o reflexo tricipital, percutindo sobre o tendão do tríceps sendo a resposta normal a extensão do cotovelo.
De acordo com Guyton (2006) o sistema nervoso autônomo controla, principalmente, as funções viscerais, entre algumas de suas características estão: motilidade gastrointestinal, temperatura corporal, esvaziamento da bexiga, sudorese, controle da pressão arterial. O sistema opera através de reflexos viscerais, ou seja, sinais sensoriais (via aferente) de um órgão visceral podem entrar no centro de integração e retornar como respostas reflexas subconscientes (via eferente) para o órgão visceral (efetuador). Entre os centros de integração há os gânglios autônomos, tronco cerebral e o hipotálamo.
O sistema nervoso autônomo é dividido de acordo com os sinais autônomos eferentes em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Geralmente, os dois sistemas agem de forma antagônica, enquanto um excita um órgão o outro inibe. Assim, o simpático causa dilatamento das pupilas (midríase) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca), já o parassimpático causa contração da pupila e bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) quando ambos são estimulados.
2. OBJETIVOS
Reflexos somáticos
O objetivo da presente prática é avaliar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas, tais como, plantar, corneal, patelar, de Aquiles e tricipital.
Reflexos autônomos
O objetivo desta prática é observar os reflexos autônomos viscerais no ser humano, diferindo-os de simpático e parassimpático
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Reflexos Somáticos
3.1 MATERIAIS
-Bocal de caneta
-Lenço de papel
-Martelo de borracha
-Banco
3.2 MÉTODOS
Iniciou-se a prática com a aluna voluntária de uma bancada para a professora testar o primeiro reflexo. O reflexo plantar. Esfregou-se a ponta de bocal de caneta na planta do pé, próximo ao lado medial.
Em seguida, com outra voluntária realizou-se o teste dos reflexos oculares, onde, com a ponta de um lenço de papel tocou-se a córnea e em seguida a esclerótica. No restante, cada bancada com um martelo examinou-se os reflexos patelar, aquileu e tricipital dos seus colegas. Para examinar-se o reflexo patelar, posicionou-se o colega sentando-se com os membros inferiores relaxados e indentificou-se o ligamento patelar atingindo-se levente com o martelo de borracha. No mas, realizou-se o mesmo procedimento com a pessoa agarrando-se fortemente os punhos puxando-os em sentidos opostos.
Para examinar-se o reflexo aquileu, posicionou-se o colega com o joelho apoiado sobre um banco de forma que o pé relaxasse livremente. Com o martelo de borracha fez-se uma ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles, repetindo-se depois com o outro membro Na examinação do reflexo tricipital, pediu-se que o colega repousasse o braço sobre uma das mãos do examinador de forma que o antebraço balançasse livremente, formando um ângulo próximo de 90° com o braço. Depois disso, identificou-se o tendão de inserção do músculo tríceps braquial, a 3 cm do cotovelo e percutiu-se
...