Resenha As Abelhas E As Formigas
Ensaios: Resenha As Abelhas E As Formigas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanessi • 15/10/2013 • 286 Palavras (2 Páginas) • 1.782 Visualizações
Faculdades Integradas do Tapajós – FIT
Bacharelado em Serviço Social
Turma SSN-4 Roxo
Professora: Édem Tavares
Aluna: Vanessi Brandão
A Sociedade das abelhas e das formigas – Resenha
No texto “A Sociedade das abelhas e das formigas”, o autor Renato Janine Ribeiro, toma por base um texto do autor Jean Paul Sartre e faz uma comparação entre as muitas formas de sociedade humanas e animais, tratando, em especial, da organização das mesmas.
O enfoque do texto está na organização social das abelhas e das formigas por serem consideradas pelo autor, sociedades quase perfeitas e expressar a grande vontade do ser humano em viver numa sociedade organizada e harmônica. A corrente Funcionalista de Émile Durkheim, baseou-se nesse tipo de sociedade e tentou fazer com que funcionasse, mas não previu que não daria certo por um simples fato: O conflito humano.
O ser humano é dotado da capacidade de raciocinar e, com isso, questionar. Mesmo na Idade Média, quando os homens eram “controlados pela Igreja Católica e tolidos de sua liberdade de expressão, não conseguiam sucumbir tal desejo, gerando assim os conflitos e tendo que ser calados pela Inquisição. Ainda sim, isto acontecia pelo simples fato de que se tentava ter e manter a organização social.
Sabe-se que este tipo de organização é, em parte, utópica. Não há como ter algo imutável em se tratando de sociedade, pois a sociedade é composta por pessoas e as pessoas mudam a cada segundo. Algumas estruturas sociais animais são perfeitas porque cada um tem o seu papel e isso não fere ninguém em nada. Para as abelhas e formigas, operário é operário, rei é rei e pronto! Para os humanos, a diferença é exatamente esta: operário vai sempre querer ser rei e rei nunca vai querer ser operário!
...