Resenha De Obra
Artigo: Resenha De Obra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BeMendes • 7/5/2013 • 384 Palavras (2 Páginas) • 1.322 Visualizações
I - Identificação da Obra:
O que é Poder – GÉRARD LEBRUN – 1981/Editora Brasiliense
II – Resumo das idéias do autor
Segundo o autor, Gérard Lebrum, existem algumas pessoas que possuem certo preconceito em relação ao “Poder” graças a influencias políticas e filosóficas.. Sua idéia basicamente é fazer com essas pessoas venham a se desfazer desse preconceito e deixar clara a sua intenção de mostrar que o poder não é assim tão ruim quanto nós imaginamos. E afirma ainda expor suas idéias sem a pretensão de agradar ou desagradar qualquer ideologia.
III – Opinião sobre o texto lido
Gérard tem a idéia de que somente através da violência institucionalizada do Estado é o que o poder se sustenta. Ele acredita que o individuo só respeita a autoridade porque sabe uma infração qualquer trará uma punição. Seu pensamento se assemelha muito ao de Hobbes e ele não faz questão de esconder isso. Seguindo essa linha de raciocínio Lebrum ainda defende que nenhuma organização política existiria sem haver uma dominação. A estratégia de Lebrum para sustentar o pensamento de Hobbes ( conseqüentemente seu também ) é rebater todas as críticas feitas pelas outras correntes filosóficas, e mostrar que elas só discutem os detalhes mantendo a essência da teoria de Hobbes. Gérard ainda defende em seu livro que Hobbes estabeleceu um modelo de dominação política como sendo condição essencial para a fundação de uma sociedade moderna.
Lebrum mesmo sendo acusado de fazer apologia ao despotismo permanece firme na sua decisão de apoiar e defender Hobbes. Segundo suas palavras ‘ o soberano é, antes de qualquer coisa, a única anti-desordem eficaz possível’ tendo como obrigação zelar pela vida boa e cômoda dos súditos e pela sua segurança.
Mas Lebrum se esquece de considerar que grande parte da população - e por que não dizer toda a população!? - não tem idéia dos seus direitos e dessa forma não podem reivindicar nada ao seu ‘soberano’.
Basicamente vimos o autor tentar convencer o leitor de seu pensamento sobre a palavra Poder, baseado na teoria de Hobbes. Contudo podemos obeservar que devido ao seu radicalismo, presente em alguns momentos, o autor acabou por defender um pensamento que, se não foi o grande responsável por tal visão nociva, certamente foi um dos que mais contribui para que ela se fortalecesse no meio da sociedade.
...