Resenha Livro - Qual é a tua obra
Por: gabrielzabem • 2/6/2019 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Qual é a tua obra ?
(Mario Sergio Cortella)
Nessa obra literária, é abordado três temas que se tornaram pautas fundamentais no mundo coorporativo: Gestão, Liderança e Ética. O autor de maneira clara e objetiva leva o leitor à reflexão, fazendo−o pensar sobre qual é a tua obra.
Cortella, usando de metodologia etimológica, ressalta que a concepção de trabalho está atrelada a ideia de castigo, e que isso dificulta no processo de integração do empregado junto à corporação, uma vez que castigo não é proporcional à motivação – fator essencial para o desenvolvimento profissional −.
É ressaltado que é função da liderança, fazer com que seus funcionários sintam−se motivados e alegres em suas atividades laborais, de maneira que possam crescer juntos com a companhia. Desse modo, serão capazes de ver e sentir sua obra sendo construída. Obra aqui é colocada não somente no sentido de carreira profissional, mas também no sentido de realização pessoal, de agregação de valores que serão carregados ao longo da vida.
O autor diz que líder não é aquele caracterizado pela ganância, ou seja, pela atitude de crescer sozinho, menosprezando os níveis hierárquicos mais baixos, mas sim pela ambição, que é o crescimento conjunto de toda uma equipe visando o mesmo horizonte. Nesse momento ele cita uma frase que me fez refletir bastante sobre o papel de liderança: “Um poder que se serve, em vez de servir, é um poder que não serve”
Cortella ainda utilizando−se de métodos etimológicos, nos apresenta a ética e suas variáveis. Para defender suas colocações e resumir a ética, ele comenta sobre um tema muito falado na filosofia, que na verdade são três perguntas: Quero? Posso? Devo? Essas perguntas dão um parecer sobre o que é ter um comportamento ético.
“Qual é a tua obra?”, é um livro que deveria ser lido por todos, principalmente aqueles que estão envolvidos no mundo executivo, pois sé trata de uma obra prima que além de levar à reflexão e abordar assuntos filosóficos, também levanta questões humanísticas, como: virtude, humildade, sinceridade, empatia, renovação, postura, carisma, entre outras. Em fim, é uma arte que deve ser apreciada da primeira a última página.
...