TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Que é Educação

Trabalho Escolar: Resenha O Que é Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

O Que é Educação 

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção

Primeiros Passos, 31ª ed., 1994.

O livro aborda o tema “educação”, que está presente em todos os seguimentos da sociedade bem como sua função histórica e social e a sua finalidade. Todas as concepções descritas apontam para reflexões do que é a educação, desde a antiguidade até os dias atuais.

A obra possui 114 páginas e é dividida 10 em capítulos, sendo o último de indicações de leitura.

Inicialmente Brandão faz uma reflexão, destacando que vivemos o tempo todo em situações que envolvem aprendizagens. Todos os dias misturamos vida com educação. Muitos super valorizam a escola como o lugar privilegiado do saber, mas ele nos mostra que a educação ocorre nas relações sociais,como na rua, na igreja, em casa. Por toda a parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência do saber de uma geração a outra. Aborda o tema de quando a escola é uma aldeia, fazendo referência da carta aos índios dando uma ênfase aos diferentes tipos de educação pois a educação é encontrada em todos os tipos de sociedades – tribais, caçadores, pastores nômades, países desenvolvidos.

A socialização é responsável pela transmissão do conhecimento, ou seja, ninguém aprende sozinho. O saber que cada indivíduo aprende, depende do seu meio social. O educador desempenha um papel importante nesta interação, quando ele acredita que a educação é capaz de transformar o indivíduo. Contudo escola surge da necessidade de iniciar a divisão das tarefas, separando de forma hierárquica os saberes, ou seja, a necessidade de sistematizar as diferentes formas de trabalho. Assim surgem as hierarquias sociais que provocam um processo de distribuição desigual. O saber passa a servir ao uso político de reforçar a diferença no lugar de um saber anterior comum a comunidade.

Brandão traz a discussão, sobre a educação na antiguidade, descreve sobre a educação na Grécia que preparava o homem à vida na polis através da formação do “bom cidadão”, visando sua atuação política e social. Esse sistema educativo centrava-se na busca da verdade e da beleza por meio do estudo da filosofia, da retórica, das virtudes, das artes e da ginástica, e o pedagogo era o sujeito que conduzia as crianças até as escolas para serem instruídas. Afirma, também, que essa dualidade persiste na educação contemporânea.

O autor direciona o foco para educação brasileira fazendo severas críticas, como por exemplo as finalidades da mesma, “a que e a quem de fato serve a educação” . São questões direcionadas para uma reflexão crítica sobre a atuação da ação pedagógica no sistema educacional brasileiro. Na realidade a educação não segue o que é proposto em lei mas sim reproduz e consagra a desigualdade social. Ainda hoje a educação que se pratica é classista e centralizadora, na medida em que os sujeitos diretamente envolvidos no processo não são chamados a participarem das decisões, pois estas estão restritas aos “donos do poder político” e às “pequenas confrarias de intelectuais constituídas como seus porta-vozes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com