Respostas às perguntas sobre ética
Ensaio: Respostas às perguntas sobre ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolm7 • 22/9/2014 • Ensaio • 367 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
1) O que é Venalidade? (havendo necessidade, esta questão pode ser buscada em pesquisa na internet)
R: Qualidade daquele que se vende, prostitui ou deixa se corromper por dinheiro ou outros valores.
2) Qual é objeto de estudo da Ética?
R: O objeto de estudo da ética é a ação humana, e ela encontra-se entre os saberes de maior importância, seja para a compreensão do homem em si, seja para a compreensão da sociedade e de seus fenômenos.
3) O que o texto quer dizer com “A controvérsia das acepções”?
R: Diz respeito sobre os diferentes sentidos da ética.
4) O que são e o que o texto diz sobre as “Agências de Controle”?
R: As Agências de Controle são o que influenciam direta ou indiretamente a sociedade, como a Igreja e a mídia. Antigamente as Agências de Controle eram família, educação, entre outros.
5) O que são fatos morais? Quem define o que é certo ou errado?
R: São fatos sociais que dizem respeito ao bem ou ao mal, juízos sobre as condutas dos agentes, convenções históricas sobre o que é certo e errado, justo e injusto, legítimo e ilegítimo, virtude e vicio, justificável ou injustificável. Quem défice o que é certo ou errado é toda coletividade formulada e adota os padrões morais que mais lhe convém.
6) Como o texto aborda a questão da relatividade moral? Cite um exemplo e apresente sua percepção?
R: É um truísmo sobre o qual não cabe insistir, pois basta citar costumes amplamente difundidos e hoje considerados aberrantes. Entre outros: a) o infanticídio praticado tanto no Império Romano para regular a oferta de alimentos à população como na China contemporânea em função da do sexo feminino.
7) Faça um breve relato sobre cada um dos “conceitos fundamentais” apresentados no capítulo 3.
R: Auro interesse e egoísmo: O auto interesse é algo saudável, que se faz a custo dos outros, mas sem proveitos negativos. Já o egoísmo é algo que põe em risco a convivência social, e destrói o senso de civilidade, e pensar “no seu umbigo e nada além”.
Altruísmo: amor ao próximo, renuncia em prol da coletividade.
Altruísmo restrito seria visto como um bem restrito, visto como uma pratica legitima, trata-se de produzir um bem que não prejudique o direito alheio, um bem que todos gostariam de desfrutar.
...