Resumo O Que O Brasil Precisar Saber Sobre O Indio No Dia De Hoje
Exames: Resumo O Que O Brasil Precisar Saber Sobre O Indio No Dia De Hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lillysouza11 • 19/10/2014 • 349 Palavras (2 Páginas) • 3.628 Visualizações
Resumo critico
O livro “O índio brasileiro: o que você precisa sobre os povos indígenas no Brasil de hoje
Falar hoje de índios no Brasil significa falar de uma diversidade de povos, habitantes originários das terras conhecidas na atualidade como continente americano. São povos que já habitavam há milhares de anos essas terras, muito antes da invasão européia. Segundo uma definição técnica das Nações Unidas, de 1986, as comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos.
Desde a chegada dos portugueses ao território brasileiro, no ano de 1500, a população indígena tem passado por uma série de transformações: redução drástica de sua população, apagamento linguístico e preconceito. Segundo Gersem dos Santos Luciano (2006), a população indígena foi reduzida de cerca de 5 milhões de índios para pouco mais de 700 mil. Das cerca de 1300 línguas que eram faladas na época da colonização, restam apenas aproximadamente 180. Além disso, em pleno século XXI, ainda deparamos com o desconhecimento de grande parte da sociedade sobre quem são os indígenas habitantes do território brasileiro. Em razão desse desconhecimento, é possível notar, na fala das pessoas, muito preconceito contra os indígenas. Algumas pessoas preferem falar que não sabem nada sobre o índio, ignorando-os; outras chegam a demonstrar atitudes intolerantes, afirmando que não gostam de índio, porque “índio é preguiçoso, só quer ganhar terra, trator...”, enfim saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje”, de Baniwa Gérsem Luciano (2006), procura passar informações gerais sobre a realidade dos povos indígenas hoje no Brasil: suas lutas, suas organizações a questão da educação, direito e saúde diferenciadas, a necessidade de ampliação das terras, enfim, apresenta um panorama de toda a questão indígena.
...