TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do ensaio Suzana O que é trabalho

Resenha: Resumo do ensaio Suzana O que é trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2000. - (Coleção primeiros passos; 171) 4ª reimpressão da 6ª edição de 1986.

Suzana é cidadã de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, nasceu em 1939, tem três filhas e três netos. Trabalhou como técnica do Ministério de Educação em Porto Alegre. Lecionou Sociologia em Santa Cruz do Sul, foi professora de Filosofia em Rio Grande. Mestra em Filosofia pela Universidade do Rio Grande do Sul. Publicou entre outros livros: Ética e Utopia- Ensaio sobre Ernst Bloch (Movimento, Porto Alegre, 1985). Estudou na Escola de Altos Estudos em ciências Sociais, em Paris. É doutoranda em Filosofia na Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, com a tese Ética, Utopia e Violência-Elementos para uma revisão da ideia de violência pelo Bem através de um estudo de Ernst Bloch.

A autora retrata o, trabalho de varias formas e significados, onde este se apresenta por muitas vezes carregado de emoção, dor, tortura, suor, fadiga, ou mesmo no sentido de transformação do natural em objeto de cultura, o mesmo exige esforço físico e intelectual. A distinção do trabalho humano para com o animal, é o fato de que no humano há consciência e liberdade, enquanto que o animal é por instinto e sem consciência. Segundo Max Scheler se distingue três sentidos para a palavra trabalho, o primeiro era de uma atividade humana ou animal, o segundo de produto coisificado de uma atividade, e o terceiro de tarefa ou fim apenas imaginado. O primeiro estagio do trabalho era apenas um esforço complementar ao trabalho da natureza, posteriormente o homem inventa ou descobre a agricultura, a divisão do trabalho se dava da seguinte forma, as mulheres plantavam, enquanto os homens caçavam, essa divisão não ocorria em todas as culturas., a noção de propriedade e de produto excedente pode ter surgido junto ao plantio. A partir do inicio da era moderna é reconhecível três estágios de desenvolvimento da tecnologia, o primeiro foi à invenção da maquina a vapor, em seguida vem à eletricidade e por ultimo a invenção do computador. Destaca que o trabalho atualmente é um esforço planejado e coletivo, onde o individuo planeja sua ação junto a sua equipe de trabalho. Com separação do homem do seu lugar de trabalho e o de moradia têm-se como consequência problemas psicológicos sociais e a alienação, pois este não consegue mais identificar até onde seu trabalho chegará. Distinguem-se três tipos de trabalho, labor, práxis, e poiesis. Labor é o esforço do corpo do homem pela sobrevivência, práxis é atividade não produtora e poiesis é o fazer, a fabricação, criação de um produto pela arte ou prazer. Para o cristianismo a desigualdade era vista como algo natural e de vontade divina, onde o individuo era pobre por obra da divina providencia. Hegel coloca que o homem precisa relaciona-se com seus semelhantes, pois a essência humana não pode manifestar-se em um individuo isolado. Marx coloca que o individuo depende das condições materiais que determinaram sua atividade produtiva, onde estes terão que ser compreendidos em sua totalidade. Enfatiza que há um desaproveitamento no trabalho da dona de casa, onde esta cuida dos filhos e é esquecida como profissional, não é visto que o fato de cuidar dos filhos a mesma esta ajudando na construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com