Resumo para apresentação do primeiro tópico do livro existe design
Por: Paulotyu • 20/6/2017 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 802 Visualizações
Crença como Sobrevivência
O autor (Ivan Mizanzuk) por meio do texto “crença como sobrevivência” tenta passar sua ideia sobre a existência do design. Ele começa tentando procurar o início do design historicamente, pela revolução industrial, pinturas rupestres e acaba não conseguindo encontrar, percebe que não é por esse caminho que vai encontrar respostas até porque na opinião dele isso é uma questão insolúvel.
Surge a pergunta design realmente existe? se existe como deve ser? A partir de “como” ele encontra dois tipos de designers diferentes, o designer invisível aquele que você nem percebe que foi projetado, um exemplo seria uma imagem que você vê e não saiba diferenciar de uma foto, ele se adapta ao meio e o designer autoral aquele que tem a intervenção de si, ou seja que tem a sua assinatura como um marco, ele trás a intervenção dele para o meio, entre essas relações surgem muitas possibilidades, as duas ideias acabam sendo contraditórias, não seria a melhor qualidade de um designer o trabalho tão perfeito que nenhum parece que tem alguém por trás dele? E sua assinatura não seria seu maior marco? Duas ideias para definir a mesma coisa, o autor percebe que definir o design é tendencioso, o que leva a valores pessoais e intransferíveis.
No terceiro momento em que a crença é citada um paralelo é feito entre Deus e o design, Deus é um conceito usado para definir tudo, assim como o design é abrangente suficiente para enxergar tudo. A síntese do tópico é que você tem que acreditar para trabalhar em cima disso. Há duas maneiras de saber que algo existe pela ciência quando se prova ou pela crença quando se acredita.
...