Fichamentos Livro "Existe Design"
Por: Jéssica Lee • 10/6/2016 • Trabalho acadêmico • 6.629 Palavras (27 Páginas) • 648 Visualizações
FACULDADE PAULISTA DE ARTES
BACHARELADO EM DESIGN GRÁFICO
ADRIANA TEIXEIRA
ALÉXIA CAMPÊLO
BARBARA LIMA
FERNANDA XAVIER
INGRYD DE ARAÚJO
JÉSSICA LEE
MARIANA SILVEIRA
EXISTE DESIGN?
Indagações filosóficas em três vozes
SÃO PAULO
2016
ADRIANA TEIXEIRA
ALÉXIA CAMPÊLO
BARBARA LIMA
FERNANDA XAVIER
INGRYD DE ARAÚJO
JÉSSICA LEE
MARIANA SILVEIRA
EXISTE DESIGN?
Indagações filosóficas em três vozes
Título da Obra: Existe design? Indagações filosóficas em três vozes
Autores: Daniel B. Portugal, Ivan Mizanzuk e Marcos Beccari
Dados Editorias: Teresópolis, RJ: Editora 2AB, 2013.
SÃO PAULO
2016
Capítulo: Prefácio
Autor: LIMA, Cunha Ricardo.
Palavras-chave: design, debate, questionamento
Tema: Ideia de debater sobre a relação entre a filosofia e o design em textos criados por profissionais da área.
Tese: Contribuição para o desenvolvimento de pensamento sobre a área do design e a atuação da filosofia nela, o que é design? o porquê do design? Trazendo possíveis respostas ou até mesmo mais questionamentos sobre novas visões dos autores.
Estrutura argumentativa: "Até recentemente pouco se conhecia sobre a historia do design, e menos ainda sobre as refeições teóricas o ele relacionados." p. 8 § 4.
"É a refletir sob uma ótica contemporânea, aberta e multifacetada que os autores desse livro nos convidam, trada-se de uma obra criada por jovens pensadores, escrita para jovens que acreditam em um debate abrangente sobre design e para todos aqueles que continuam insatisfeitos com a maneira como o design ainda é compreendido." p. 8 § 5.
"(...) O resultado é este livro, uma excelente coletânea de textos sobre possíveis relações entre a filosofia e o design." p. 8 § 2.
"Chegou o momento de ampliarmos nossos debates para o campo da filosofia, travando um diálogo que nos possibilita minimizar a preocupação em se e que nos faça questionar filosoficamente: que diabos é isso que nos fazemos?" p. 8 § 6.
Sinopse: A importância em estabelecer um pensamento em formatos de diálogos que envolver a filosofia no design baseados em textos escritos por jovens pensadores da área. Trazer uma nova compreensão do design e assim ampliar o debate para a filosofia.
Capítulo: Introdução
Autor: MIZANZUK, Ivan.
Tema: Construção de um livro para analisar o design por meio da filosofia na visão de três profissionais e professores da área do design.
Tese: A ideia de fazer um livro para uma nova compreensão para relação da filosofia no design e o que ela seria, buscando questionamentos e possíveis respostas do 'fazer' e do 'pensar' design, conceitos formados por três amigos designers.
Estrutura argumentativa: "A filosofia me sondava, incomodava, tirava meu sono e, como todo estudante de design que sofre esse encantamento, eu buscava uma relação prática, afinal, como eu poderia aplicar todo esse conhecimento em meus projetos de design? (...)" p. 11 § 5.
"Tal objetivo não é novo. Muitos são os autores que já buscaram analisar o design sob outros olhares, outras lentes, emprestando muitas vezes alguns conceitos da filosofia, da psicologia, da antropologia, da historia.(...)" p. 10 § 3.
"(...) Em primeiro lugar ele visa o iniciar um diálogo entre fazer e o pensar design, de uma maneira ainda pouco explorada no Brasil. Em segundo lugar, foi um livro escrito a seis mãos por três amigos que mantiveram contato quase que inteiramente via internet." p. 10 § 1.
"(...) Tais projetos criaram diálogos, autores, leitores, ouvintes que demandavam uma bibliografia ainda em falta no Brasil: uma que relacionasse o design à filosofia e às áreas correlatas." p. 10 § 2.
"(...) Como levar em conta as poucas referências que um estudante ou profissional do design tem da filosofia? Pior ainda: como tornar o livro compreensível sem ser maçante? Levando isso tudo em consideração, os textos em formato de ensaio foram a escolha óbvia, pois nos permitiriam falar mais livremente, satisfazendo nosso desejo de tonar o livro mais um convite e menos formalização de estudo passados." p. 11 § 6.
"Esse formato de ensaios, com três visões distintas sobre cada questionamento, esperamos, trará um rico panorama ao leitor sobre as possibilidades de se analisar o design por novos ângulos. Existentes ou não, úteis u não, bons ou não, algo resultará. 'O que' ainda está em aberto”.
Sinopse: Nova analise de profissionais sobre o design e o design na filosofia, com questionamentos sobre a existência do design, por falta de conteúdo no Brasil amigos se reuniram para trazer esse conteúdo.
Capítulo: Crença como sobrevivência
Autor: MIZANZUK, Ivan.
Palavras-chave: interesses, existência, consequência, mercado, Deus
Tema: Não é incomum vermos discussões acaloradas sobre a definição de design. Afinal, ele começou na Revolução Industrial? Seriam nossos antepassados – quando desenvolveram formas de reprodução de seu dia-a-dia (seja lá para qual propósito) nas paredes das cavernas, ou ainda quando forjaram suas primeiras ferramentas – os primeiros designers? Não há dúvidas de que esta discussão é recorrente e, a meu ver, insolúvel. A escolha pela definição mais satisfatória aparenta, cada vez mais, ser um recurso político de defesa de seus próprios interesses – ao dizer que design é X em vez de Y, o discurso é moldado por interesses que vão além de uma lógica que vise à “realidade objetiva”.
...