Seminário Parmênides e Heráclito
Por: P g • 14/4/2024 • Abstract • 745 Palavras (3 Páginas) • 51 Visualizações
Seminário de Leitura - Parmênides e Heráclito
Relatório
De início, tivemos dificuldades para compreender o pensamento dos dois pensadores, já que nós não
estávamos acompanhando esse nível de abstração de ideias.
Apesar de entendermos a importância de Parmênides, acreditamos que a visão de Heráclito é mais
adequada. Simpatizamos com o caráter materialista de Heráclito, uma vez que o entendimento de mundo é
visto de uma forma diferente a partir do contexto histórico- material do indivíduo que está inserido, suas
sensações e concepções, além de que a contraposição dos contrários é necessária para o estabelecimento
de conceitos e limites.uma vez que para compreender os fenômenos em sua totalidade você precisa
estabelecer um contrário, por exemplo, para entendermos o conceito de morte, precisamos entender o de
vida, para entendermos o frio, precisamos estabelecer o que é quente.
Para nosso entendimento, as correlações de completo e incompleto, concordar e discordar são o princípio
que regem a democracia, precisamos dessa contraposição de ideias para que exista a representação de
diferentes interpretações da realidade e a evolução da sociedade. Ademais, é possível traçar um paralelo
entre a concepção de Heráclito de fogo eternamente aceso e a constante mudança das relações
interpessoais e da cultura, pois, no pensamento cultural, sempre há uma mudança no seu entendimento.
Além disso, discordamos de Parmênides quando ele fala que a justiça é única, acreditamos que, no
Direito, a contraposição de ideias e o contexto é necessário para estabelecermos o conceito de justiça em
determinada situação. Ademais, discordamos com o pensamento de Parmênides que ele diz que o que é é
idêntico e indivisível, pois acreditamos que sempre, na realidade, a espaço para a evolução do pensamento
e de sua concepção.
Parmênides
1. O pensamento de Parmênides é monista, ou seja, baseia-se em uma concepção de unidade (monos) ou
totalidade do real para além do movimento, por ele considerado uma característica apenas aparente das
coisas. É nesse sentido que Parmênides é considerado o filósofo do Ser (to eon), da realidade única,
subjacente à pluralidade dos fenômenos, sendo visto como um precursor da metafísica.
2. Pois deves saber tudo, tanto o coração inabalável da verdade bem redonda, como as opiniões dos mortais,
em que não há certeza. O primeiro [diz] que [o ser] é e que o não-ser não é; este é o caminho da convicção,
pois conduz à verdade.
3. Parmênides acreditava no questionamento dos sentidos em detrimento da razão.
4. Pois como a realidade é única, o pensamento e o ser são iguais porque a realidade não se divide. O mesmo é
pensar e o pensamento de que o ser é, pois jamais encontrarás o pensamento sem o ser, no qual é expresso.
Nada é e nada poderá ser fora do ser, pois Moira (Deusas do destino) o encadeou de tal modo que
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