TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................

1 NOME DO FILOSOFO ..........................................................................

1.1 BIOGRAFIA............................................................................................

2 CONTEXTO HISTÓRICO......................................................................

3 MÁXIMAS FILOSÓFICAS......................................................................

4 IMPORTANCIA DO FILOSOFO PARA CONSTRUÇÃO DO

CONHECIMENTO PARA A PÓS-MODERNIDADE.................................

5 CONCLUSÃO..........................................................................................

.

Rene Descartes

Biogafia

René Descartes (1596-1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase "Penso, logo existo". É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza. Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade. Uma nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenômenos naturais. Determinava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.

A obra de Descartes, "O Discurso Sobre o Método", é um tratado matemático e filosófico, publicado na França em 1637 e traduzida para o latim em 1656. Em toda obra prevalece a autoridade da razão.

René Descartes (1596-1650) nasceu no dia 31 de março em La Haye, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. Era também conselheiro no Parlamento de Rennes na vizinha cidade de Bretanha.

1

Contexto Historico

Em 1018 Descartes foi para a Holanda Nassau A escola militar era, para ele, uma complementação da sua educação nessa época fez amizade com o duque filósofo, doutor e fisico lsaac Beeckman, e a ele dedicou o Compendium Musicae", um pequeno tratado sobre música Em 1619, viajou para a Dinamarca, Polonia e Alemanha, onde, segundo a tradição, no dia 10 de novembro, teve uma visão em sonho de um novo sistema matematico e cientifico Tres anos depois retomou a França e passos anos seguintes em Paris e em outras partes da Europa em 1628, Descartes, incentivado pelo cardeal De Bérulle, escreveu "Regras para a Direção do Espirito" Buscando tranquilidade, partiu para os Paises Baixos, onde viveu até 1649 Em 1629 começou a trabalhar em Tratado do Mundo", uma obra de fisica mas em 1633, quando Galileu foi condenado pela igreja catolica, Descartes não quis publica-lo Em 1635 nasceu sua firha ilegítima, Francine, que morrerem 1640. Em 1637, publicou anonimamente "Discurso sobre o Método para Bem Conduzir a Razão a Buscar a verdade Através da Ciência" os três apêndices desta obra foram "A Dioptrica" (um trabalho sobre ottica) os Meteoros (sobre meteorologia), e A Geometria" (onde introduz o sistema de coordenadas que ficana conhecido como "cartesianas", em sua homenagem) Seu nome e suas teorias se tornaram conhecidos nos circulos ilustrados e sua afirmação "Pensa logo existo" (Cogito, ergo sum) tomou-se popular Em 1641 surgiu sua obra mais conhecida as "Meditaçoes sobre a Faosofia Primaira com os pneneros seis conjuntos de objeçoes e Respostas os autores das objepdes foram Johan de Kater Mensene Thomas Hobbes Arnauld e Gassendi A segunda edição das Medtagoes incluia uma setima objeção feita pelo jesulta Pierre Bourdin. Em 1643 a filosofia cartesiana foi condenada pela Universidade de Utrecht (Holanda) e acusado de ateismo Descartes obteve a proteção do Principe de orange No ano seguinte lançou Principios de Filosofia um livro em grande parte dedicado à fisica o qual oforeoeu a princesa Elizabete da Boemia com quem mantinha correspondencia Uma copa manuscrita do Tratado das Paxoes" foi enviada para a rainha Cristina da Subcia, através do embaixador franols Frente a insistentes convites Descartes foi para Estocolmo em 1649 com o objetivo de instruira rainha de 23 anos em matematica e filosofia o horario da aula era as cinco horas da manha. No clima rigoroso sua saúde deteriorou. Em fevereiro de 1650 ele contraiu pneumonia e, dez dias depois morreu. Em 1667 depois de sua morte a lgreia Catolica Romana coiooou suas obras no indice de Livros Proibidos.

2

Maximas filosoficas

Nós deixá-lo com suas frases mais famosas:

"Eu daria tudo que eu sei metade do que nós não sabemos".

"O sentimento é nada pensar"

"Eu acho e eu duvido, logo existo".

"Não há praticamente algo dito por alguém cujo oposto não é indicado".

“Bad livros causar maus hábitos e maus habitos levam a bons livros".

"Viver sem filosofar é, adequadamente, tendo os olhos fechados, sem nunca tentar abrir”

"Mesmo uma falsa alegria é muitas vezes preferivel a uma tristeza real".

"Não há nada mais equitativamente distribuida no mundo que a razão tod mundo está convencido de ter o suficiente."

"Para investigar a verdade deve duvidar, na medida do possivel, de todas coisas."

"Não é o suficiente para ter bom humor, o principal é usá-lo bem".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com