Senso Comum
Pesquisas Acadêmicas: Senso Comum. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guiamaral17 • 5/4/2014 • 231 Palavras (1 Páginas) • 241 Visualizações
Definição: Senso comum é uma capacidade do raciocínio humano podendo estar ou não de acordo com estudos científicos , baseia-se em experiências e hábitos que futuramente concretizam tradições, trata-se de um julgamento simples e superficial apenas no que se vê , sem pensar nas tranformações e evoluções hoje comprovadas , transmitindo-se de geração para geração. Descreve crenças preposições que aperecem como normal sem depender de uma investigação mais detalhada.
Caracteríticas:
1)Subjetividade: sentimentos e opiniões individuais de um grupo , variando de pessoapara outra , julgamento próprio de acordo com experiências , culturas etc. ex: hindu e frigorífico (texto de apoio ) .
2)Agrupamento e distinção: ações semelhantes fisicamente são diferenciados pelo senso comum através dos cinco sentidos . ex: julgamos serem fatos diferentes uma pedra que cai e uma pena que flutua no ar , porém a lei que as definem é a mesma a da gravidade.
3) Generalização: um fato ocorrido, que pode ser positivo ou negativo , de um único indíviduo que ao ser contado é transmitido a ídeia de que o mesmo é uma " verdade" válida para qualquer outra ocasião , disto tem-se o preconceito como consequência. ex: frases ( texto de apoio) , política (" todos os políticos são corruptos ") , criação de esteriotipos.
Transformação / síntese : a magia ( mito) é a ciência de hoje , ex: chás , medicina ( origem chinesa, indégenas etc . )
...