Senso Comum
Casos: Senso Comum. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldo9 • 27/3/2015 • 245 Palavras (1 Páginas) • 260 Visualizações
A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento.
Desde a Antiguidade, até os dias de hoje, um lavrador, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, tipo de solo adequado para diferentes culturas. Todos são exemplos do conhecimento que é acumulado pelo homem, na sua interação com a natureza (Senso Comum).
Conhecimento do povo, obtido ao acaso. Chamado de Conhecimento ordinário, popular, comum, empírico ou senso comum.
•É um conhecimento que permanece num nível superficial. É Ametódico, assistemático.
•As informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. É um conhecimento que, por ser certo algumas vezes, transforma-se em crença que é repassada.
•“é a opinião que preenche a vida diária das pessoas comuns, sem se haver refletido sobre o objeto cognoscível assimilado”(Platão).
Exemplos do Senso Comum:
CHÁ DE LIMÃO (Para curar resfriado, gripes,
tosse alérgica)
Receita: Apanhe um limão corte-o ao
meio e esprema uma metade na água
fria e a outra coloque para ferver junto com o sumo na água. Em seguida, coloque uma pitada de noz moscada. Deixe ferver bem e tome a infusão mais quente possível. Deite e agasalhe bem o peito e os pés.
RECEITA PARA DEIXAR DE RONCAR
Antes da pessoa que ronca deitar, fazê-la tomar um gole de água e colocar os seus sapatos e chinelos embaixo da cama, virados para embaixo. Repetir até a pessoa deixar de roncar.
...