TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Flexível

Artigo: Ser Flexível. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Ser flexível é estar apto às mudanças da vida, que nos ensinam que nada é permanente. Incentivam-nos a crescer e nos capacitam a lidar com as adversidades da vida. Por mais terríveis e dramáticas que realmente possam ser, se bem trabalhadas, podem ajudar no autoconhecimento, promovendo o fortalecimento do “eu real”. É uma possibilidade de saber quem se é no íntimo, do que se deseja como objetivo de vida quando o passado não mais é possível de retornar.

Mudanças sempre trazem inovações, novas ideias, novos ideais. Ter isso em mente é o início para aventurar-se no novo e desconhecido momento. Abrir-se para novas possibilidades de modo positivo e buscar surpreender-se, com a mente aberta para o inusitado, abre espaço para que a nossas habilidades se desenvolvam.

Dificuldades em superar essas mudanças podem acontecer com qualquer pessoa, em qualquer época da vida. Isso é plenamente humano e às vezes, dependendo da situação, transcender estes momentos, não é nada fácil.

Na vida, é preciso estar preparado para surpresas, encontros e desencontros. Às vezes um fato acidental muda os rumos de nossos caminhos, levando-nos a constante infelicidade, como mostra o filme Poder Além da Vida, que traz inúmeras lições de vida, filosóficas e práticas, de grande profundidade.

O filme conta a história de um jovem que passa por um processo transformador de vida e de valores. Ao sofrer um acidente ele se vê acabado, e com o auxílio de um “amigo pensador”, ele reformula seus valores e atitudes, volta a treinar, consegue realizar o sonho de ir às classificatórias, mas acima de qualquer conquista, aprende que a mágica “está na jornada, não no destino”. “O acidente é o seu treinamento. A vida é uma escolha. Pode escolher ser uma vítima ou pode escolher ser o que quiser”.

Se não mudamos, não crescemos. Se não crescemos, não estamos realmente vivendo. O crescimento exige uma perda temporária da segurança. Como Dostoievsky que afirmou que "dar um novo passo e divulgar algo totalmente novo são as coisas que as pessoas mais temem”.

Não consigo imaginar coisa pior do que viver uma vida estagnada, destituída de mudança e de progresso. A maioria das pessoas lutam contra as mudanças, especialmente se elas nos afetam pessoalmente. Como Leon Tolstoy que disse que "todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo".

A ironia é que a mudança é inevitável. Todos têm de lidar com ela. Por outro lado, o crescimento é opcional. As pessoas podem optar por crescer ou lutar contra ele, mas sabemos que pessoas que não querem crescer nunca alcançarão seu potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com