TAREFA: O POVO BRASILEIRO
Por: Gabriela Malheiros • 31/3/2020 • Resenha • 516 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ARQUITETURA E URBANISMO
GABRIELA DO REGO BARROS MALHEIROS
TAREFA: O POVO BRASILEIRO
RECIFE
2020
[pic 1]
TAREFA: O POVO BRASILEIRO
Gabriela do Rego Barros Malheiros
E-mail: gabriela.malheiros@hotmail.com
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UNICAP
REFLEXÃO ESCRITA SOBRE A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL:
Na obra O Povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil, o autor e antropólogo Darcy Ribeiro buscou compreender a formação étnica e cultural do povo brasileiro, defendendo a miscigenação como fator dominante da diversidade que hoje caracteriza o Brasil.
Dito isso, sabe-se que o Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, e essa fusão cultural e biológica se iniciou quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram na América, se estendendo durante todo período colonial. E as três matrizes étnicas que se fundiram e formaram a identidade do povo brasileiro são o colonizador branco (os europeus, portugueses), os índios e os negros africanos. A partir da mistura dessas matrizes surgiu uma sociedade étnica nova, e o brasileiro hoje é fruto de três etnias que foram gradativamente perdendo a identidade, afastando-se de suas raízes, assim como pelas várias formas de mestiçagens, como por exemplos os mulatos (negros mais brancos) e os caboclos (brancos mais índios).
Assim sendo, identifica-se alguns traços culturais da formação cultural do Brasil nos dias atuais, através da vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos que integram a cultura de um povo.
No campo da religião, identifica-se um processo de miscigenação religiosa, que é chamado de sincretismo religioso brasileiro, que reúne elementos do candomblé, do cristianismo e também das religiões indígenas, formando assim uma concepção religiosa plural. Ou seja, isso explica a origem da pluralidade de religiões presentes no Brasil, tendo o cristianismo como a religião de maior influência para a formação do povo brasileiro, principalmente pela vertente católica, que hoje é o maior grupo religioso do Brasil.
No aspecto culinário, hoje encontram-se pratos típicos e ingredientes que provem da cultura indígena principalmente nos estados nordestinos e no Centro-oeste. Existem também pratos, como por exemplo o vatapá e acarajé são pratos típicos baianos que tem origem africana, e a culinária tradicional paulista é fortemente influenciada pela culinária europeia, mais especificamente portuguesa e italiana.
Por fim, um forte traço cultural que se é identificado é nas desigualdades sociais e raciais presentes até hoje no país, que carregam na história da formação do Brasil grandes desigualdades entre classes ricas e pobres (brancos europeus ricos x negros e índios pobres e escravizados) , a concentração de riqueza na mão de poucos (cenário que até hoje faz parte da realidade brasileira) e a desumanização das relações de trabalho, que ainda hoje existe, mas que já evoluíram bastante como por exemplo através da criação e consolidação das leis trabalhistas.
...