TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEOLOGIA MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL

Por:   •  4/10/2020  •  Resenha  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

     9 MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL. Cap.2  Teologia Bíblica

Vivemos uma crise em relação as crenças, elas foram domesticadas de acordo com a vontade de cada um, admira-se o papa mas ignora seus ensinos, se diz batista do Sul mas ignora a vida piedosa marcas dessa comunidade, Pois hoje as pessoas creem ser verdadeiro aquilo que elas desejam que seja verdadeiro. Desde a natureza de Deus até a moralidade.

isso gera perguntas da importância das crenças em seu viver diário. se realmente crer nas doutrinas, ou apenas em parte delas, ou e apenas um religioso acostumado com a rotina congregacional?

Uma igreja saudável precisa de uma direção clara, essa e a Palavra de Deus, pois uma das principais características de uma igreja saudável é um entendimento bíblico de Deus, em seu caráter e sua maneira de lidar conosco.

podemos resumir a linha histórica bíblica em apenas cinco palavras. acerca do que a bíblia nos ensina sobre Deus. Ele é Criador, Santo Fiel, Amoroso e Soberano.

O Deus da Bíblia é um Deus Criador.

Começando por onde a Bíblia começa, Deus é um Deus Criador, Ele cria o mundo e depois um Povo especial no mundo.

A bíblia discorrerá sobre a que se passa com Deus e com o mundo que Ele Criou. Todo o Antigo Testamento é uma revelação especifica e realista de como e quem Deus é. Precisamos entender a verdade do que a bíblia nos apresenta a respeita de Deus e de nós mesmos. por isso o ensino correto em nossas igrejas tem eu incluir um compromisso claro com as doutrinas da Bíblia. e concordar com elas, ainda que pareçam difíceis, a teologia bíblica e a marca de uma igreja saudável.

O Deus da Bíblia é um Deus Santo.

a bíblia nos apresenta com clareza a paixão de Deus pela santidade, Ele é um Deus Santo.

Ele não é um Deus moralmente indiferente. Quando lemos as passagens da Bíblia, percebemos que existe um Deus que tem paixão por santidade.

A Ceia do Senhor, e celebrada com a frase.  “Este é o cálice da Nova Aliança” Lc. 22.20

esta linguagem da aliança procede do Antigo testamento. e uma linguagem de relacionamento pessoal, ela faz uma referencia ao contexto da aliança de Deus e seu compromisso de ter um relacionamento conosco. daí surge a problemática de um Deus Santo procurando relacionamento com pecadores, pois o pecado nós separa de Deus. Pv. 15-29, Cl 1.21 e todos são pecadores de acordo com a bíblia. Sl 14.3 Pv. 20.9, Rm 3.23. e incapazes de tratar seu próprio pecado. Rm 3.20.

No AT a ideia de expiação esta liga aos sacrifícios como o modo de Deus prover reparação e restaurar nosso relacionamento com Ele. Há uma abundância de referências a sacrifícios no AT, porém diferente das crenças da época, não era a ideia de apaziguar a irá de um deus, Mas mostra que a santidade era necessária, e algum tipo reconciliação com Deus. deveria ser oferecido pelos que se sentiam culpados, conscientes de que dos sacrifícios e que o pecado custaria a vida da vítima(sacrifício) o lugar do culpado. a pregação de uma doutrina bíblica correta precisa dizer as pessoas como achar o perdão de seus pecados e como achar a vida nova.

O Deus da Bíblia é um Deus Fiel.

Em Ex. 34 6-7 Essa passagem e fundamental para compreendermos o Deus da Bíblia, o retrato bíblico e de um Deus Santo e Justo e de compromisso inabalável, de punir e se opor ao pecado mas também fiel as suas promessas, Ele Planejou e prometeu revelar sua glória ao seu povo, e o Fez. era exigida uma substituição de sofrimento e morte do inocente que receberia a merecida punição pelo culpado. e parecia existir algum tipo de relacionamento entre o ofertante e a vítima.  

De fato, o Antigo e Novo Testamento nos ensinam que este messias e real, sofredor e nossa única esperança. Jesus resolve o enigma de Ex. 34. Ele e o profeta prometido por Moisés, O Rei prefigurado por Davi, e o Filho do Homem de Daniel 7. Ele era o substituto, o cordeiro de Deus imolado em favor de Seu povo, fiel cumprimento das promessas de Deus.

O Deus da Bíblia é um Deus Amoroso.

Intimamente ligado a ideia da fidelidade de Deus está o fato de que Ele é um deus de amor, um amor especial pelo povo da aliança Ele nos fez para refletir sua imagem, e para viver uma aliança com Ele.. por toda escritura encontramos esse perfil amoroso de Deus, revelando seu amor ao seu povo, se sacrificando, servindo, morrendo e ressuscitando pelos seus. Lc. 24 27, 45-47; Is. 53 4-6 Fp 2.6-8, At. 2. 22-24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com