A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA IGREJA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA
Por: LIMALUIZCARLOS • 2/3/2016 • Monografia • 7.773 Palavras (32 Páginas) • 1.321 Visualizações
ITEAL – Instituto de Ensino de Alagoas
Luiz Carlos Rocha de Lima
Anna Maria Bernardes Farias
A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA LITURGIA DE CULTO DA IGREJA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA
Maceió – Alagoas
2015
Luiz Carlos Rocha de Lima
Anna Maria Bernardes Farias
A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA LITURGIA DE CULTO DA IGREJA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA
Artigo acadêmico-científico elaborado como exigência para conclusão do curso de Bacharel em Teologia do ITEAL – Instituto de Ensino de Alagoas.
Orientador: Prof. André Chaves
Maceió – Alagoas
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................5
2 O PROTESTANTISMO HISTÓRICO..............................................7
2.1 O SURGIMENTO DO PENTECOSTALISMO................................................................16
2.2 O NEOPENTECOSTALISMO E A TEOLOGIA DA PRESPERIDADE SUAS RAIZES E EXPANSÃO........................................................18
2.2.1 AS RAIZES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE......................................................................18
2.2.2 A EXAPANSÃO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE......................................................................22
2.2.3 A INFLUÊNCIA DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NA LITURGIA DE CULTO DA IGREJA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA..................................................................26
3 CONCLUSÃO...........................................................................28
4 REFERÊNCIA..........................................................................30
A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E SUA INFLUÊNCIA NA LITURGIA DE CULTO DA IGREJA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA.
Luiz Carlos Rocha de Lima[1]
Anna Maria Bernardes Farias[2]
André Chaves[3]
Resumo: Mudanças é o que se contempla ao observar o comportamento de qualquer grupo social através dos tempos. A comunidade protestante não poderia ser diferente, ela não está imune às influências da sociedade na qual está inserida. Todavia é preciso observar até que ponto estas mudanças estão alterando seus princípios e os seus valores. Dessa forma, este trabalho propõe uma abordagem analítica do impacto destas mudanças na liturgia do culto cristão, na tentativa de detectar até onde os conceitos de sagrado e profano, de espiritual e material estão se perdendo com estas mudanças.
Seu objetivo é analisar as transformações ocorridas no protestantismo, através da pesquisa teórica e bibliográfica, analisando as características do Protestantismo Histórico; do Neopentecostalismo; e da Teologia da Prosperidade, e sua influência na Liturgia de Culto da Igreja Cristã Contemporânea.
Palavras-chave: Teologia, prosperidade, protestantismo, neopentecostal, igreja, evangélica, bíblia, Deus.
Abstract: Change is what is contemplated by observing the behavior of any social group over time. The Protestant community could not be otherwise, it is not immune to the influences of the society in which it operates. However it should be noted the extent to which these changes are altering its principles and its values. Thus, this work proposes an analytical approach to the impact of these changes in the liturgy of Christian worship, trying to detect as far as the concepts of sacred and profane, the spiritual and the material are being lost with these changes.
Your goal is to analyze the changes occurred in Protestantism; through theoretical and literature, analyzing the characteristics of Protestantism History; the New Pentecostalism; and Prosperity Theology, and its influence on the Liturgy Worship Contemporary Christian Church.
Keyword: Theology, prosperity, protestant, new pentecostalism, church, evangelical, bible, God.
1. INTRODUÇÃO
Para quem conhece um pouco a liturgia de um culto evangélico nos moldes do protestantismo histórico, ou frequentou alguma das denominações tradicionais, sobretudo nas décadas de 1960, 1970, até 1980; ao entrar num templo evangélico nos dias atuais, vai perceber muita diferença.
A partir da arquitetura, móveis, decoração, aos instrumentos musicais, as letras dos hinos, a abordagem dos sermões, etc. Tudo completamente mudado. Vale salientar que estas mudanças não foram causadas apenas pelo processo do desenvolvimento humano, da evolução cultural, do progresso, do crescimento econômico, da inovação tecnológica; uma vez que este tipo de mudança é uma consequência natural em qualquer grupo social.
Por exemplo, a transformação do estilo arquitetônico das antigas catedrais góticas, cedendo lugar para os modernos templos climatizados, ou mesmo o simples salão alugado na esquina. Os instrumentos musicais também, uma vez que, com tanta tecnologia, não mais é possível manter no templo o velho “harmônio de fole” ou o imenso piano de cauda. Até as tradicionais bancadas de madeira, principalmente por questões ambientais, torna-se plausível a sua substituição por modernas cadeiras plásticas.
Porém até que ponto é salutar, espiritualmente falando, substituir a música sacra, os hinos do Cantor e do Hinário Cristão; e as composições de autores inspirados, baseadas nas Escrituras, pela atual “Música Gospel”, que “embala” atualmente os cultos; com a introdução inclusive de grupos de danças, de coreografias, importando todos os ritmos lançados pelo mundo secular, como axé, swing, funk, etc.?
Será que é aceitável a introdução dos “artistas gospel” no culto, os quais, muitas vezes sobem ao altar (palco) apenas para dar o seu “show” de interpretação, recebendo tratamento de “pop star”, e vultosos cachês?
...