TEXTO FILOSÓFICO PÓS PANDEMIA
Por: carol2021gmail • 22/10/2021 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
TEXTO FILOSÓFICO PÓS PANDEMIA
Nosso objetivo nesse pequeno texto é falar sobre o período pós pandemia com o tema “retirando as máscaras, reocupando espaços e retomando papéis”. Colocamos máscaras de tecidos mas também colocamos outras máscaras, psicológicas, existenciais, com a pandemia findando é hora de vestir-se de coragem e braveza para ocupar novos espaços, pois os seres humanos que viveram uma pandemia jamais serão os mesmos.
Nesse período, sejamos sujeito crítico que olha a situação, o fato e realiza uma série de questionamentos “O que foi essa pandemia? Para quê vivemos tudo isso? Como reagi diante de tal realidade? Por quê tive que passar por isso?”. Me distancio, inicialmente, para poder analisar de forma a respeitar a minha subjetividade. Após o distanciamento e o surgimento das indagações, eu refleti sobre meus questionamentos e minhas respostas, analisei tudo de forma profunda, formei uma opinião, e um conceito acerca desses fatos. Meu intuito foi de encontrar a verdade por meio da negação ou afirmação/ positivação em relação a pandemia dentro de mim.
Tais questionamentos traz em meu corpo e mente uma ideia de dualidade, uma dança entre dúvida e construção de um “novo normal”, de mim mesma e do mundo, dos sentidos, do autoconhecimento. São ideias que se reúnem e eclodem em um parto que culmina em uma só certeza: não se sabe ao certo sobre o ser e não mais sobre o viver.
No contexto pós pandêmico observa-se a constante busca do saber acerca das necessidades humanas, sociais, reconstrução do papel de cidadão, realocando espaços e também elaboração da moral, da ética a partir de questionamentos, justaposição de ideias, procura por esclarecimento com o intuito de controlar o corpo e todos os pensamentos, por vezes, negacionsitas da mente, que se misturam de forma oposta, contraditória, mas em busca de sentido material e ideal para sim, retirarmos as máscaras.
No entanto, tudo deve ser feito com absoluta ponderação, “pois nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...”, como cantou Lulu Santos. Com gratidão chegamos até aqui, e os questionamentos... ah, esses só serão desvendados na sua totalidade, com experenciando esse tão ensaiado retorno a rotina.
...