Tarefa de Maquiavel
Por: leonardosls • 28/3/2016 • Exam • 302 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Disciplina: SOC1205 - Política I
Aluno: Leonardo Santos Lima e Silva
Professora: Solange Maria Lucan de Oliveira
Tarefas da Unidade I: Maquiavel
1) Apresente a nova moralidade introduzida por Maquiavel, explorando sua proposição do Príncipe enquanto o Político de Virtù (máximo de dez linhas): (Valor: 1,0 ponto)
Na concepção do autor, a virtù está relacionada ao conjunto de qualidades e atributos os quais um líder deve possuir para governar sob diferentes circunstâncias. Uma vez que o homem não é sociável e, por outro lado, suscetível ao conflito e à corrupção, o Príncipe deverá apresentar boas qualidades de liderança; como a fidelidade e integridade – às quais contrastam com as características da sociedade –, a fim de ascender e manter-se no poder. Maquiavel afirma ainda que o Político de Virtù deve ser um "bom simulador e dissimulador", a partir do momento em que não necessário possuir essas qualidades, apenas aparentar tê-las, visto que para o autor o que realmente importa são as aparências, o êxito das ações políticas e os resultados alcançados.
2) Situe a diferença do conflito nos Estados virtuosos e nos Estados corruptos, segundo N. Maquiavel (máximo de dez linhas): (Valor: 0,5 ponto)
Segundo Maquiavel, a propensão ao conflito é vista como uma característica notável da natureza humana, existente tanto em sociedades virtuosas, como em estados corrompidos. A diferença, no entanto, se dá por conta dos conflitos nos estados virtuosos serem em prol dos interesses comuns à sociedade, da manutenção da liberdade e sobrepondo-se aos interesses particulares. Em contrapartida, o conflito nos estados corruptos é pautado nos interesses particulares dos indivíduos, ocasionando num decaimento do dever cívico. A partir da percepção do autor sobre a alternância cíclica entre a ordem e desordem, vale ressaltar ainda que até os estados virtuosos estão suscetíveis ao decaimento, podendo tornar-se corruptos a partir de sua gestão e da forma como estão organizados.
...