Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos
Projeto de pesquisa: Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bicamilly • 12/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.060 Palavras (13 Páginas) • 225 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção
Tutor Presencial: Carina Trigoni
Tutor a Distância: Rosemeire Farias
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Nome: Liliane Souza de Barros – RA: 6506268507
Nome: Pricila Santos de Jesus – RA: 6506268506
São Paulo / SP – 03/06/2014 Campo Limpo
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 O mercado de trabalho na atualidade 3
2. Mercado de trabalho e de recursos humanos: variações de ofertas e demanda 4
2.1 A modernidade e o RH 5
3. Levantamento e descrição de perfil profissional 6
3.1 Ficha de Descrição De Cargos 8
4. O Processo de recrutamento - tipos de ferramentas 9
4.1 Modelo de Anúncio e Descrição da Empresa 9
5. O processo de seleção: Principais técnicas, relação custo e benefício, analise de currículo e seleção por competência. 11
5.1 Seleção por Competência 11
5.2 As etapas necessárias para o processo de seleção 12
6. Entrevista de seleção e Jogos e dinâmicas de grupo 13
6.1 Dinâmicas 13
7. Ambientação e Integração de Pessoal 17
7.1 Dinâmica de integração para novo funcionário: Recital das Almas Gêmeas 17
8. Referências Bibliográficas 18
1. INTRODUÇÃO
1.1 O mercado de trabalho na atualidade
Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, além das perspectivas positivas para a economia brasileira, deve continuar influenciando a maneira como as empresas estão à procura de melhores profissionais em seu quadro de funcionários. E principalmente, muitas empresas estrangeiras passaram á enxergar o Brasil como uma nova oportunidade de negócio, por isso estão investindo cada vez mais trazendo para o nosso país
A complexidade dos negócios no Brasil acentua a demanda por profissionais com uma qualificação mais especializada. Para sanar essa lacuna, as companhias em operação no Brasil já partiram para uma prática até pouco tempo restrita aos países mais desenvolvidos: importar cérebros. Em 2011, as empresas estão caçando profissionais fora das fronteiras nacionais. Dados do Ministério de Trabalho confirmam o processo. Estima-se que, em 2010, 46 mil estrangeiros receberam autorização para trabalhar no Brasil. Há quatro anos, o número era de apenas 25 mil profissionais.
Em contra partida o governo federal pretende qualificar cerca de 2 milhões de pessoas entre 18 e 65 anos por meio da inclusão produtiva urbana, atendidas por ações articuladas de governo, como o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pro jovem), as obras do Minha Casa, Minha Vida, a Rede de Equipamentos de Alimentos e Nutrição e a coleta de materiais recicláveis Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, cursos de qualificação profissional e o investimento em mão de obra serão algumas das ações do Plano Brasil sem Miséria, lançado pelo governo.
2. Mercado de trabalho e de recursos humanos: variações de ofertas e demanda
O sucesso das organizações está atrelado á uma boa política de valorização do funcionário, onde existam: programa de carreiras; uma política de desenvolvimento e treinamento, propiciando crescimento de pessoal; uma política de qualidade total; política de salário; bônus ou participação nos resultados e principalmente chefes que lideram equipes de forma digna conforme os valores organizacionais, gerando ambiente de trabalho de qualidade. Para tanto é necessária uma parceria entre o mercado de trabalho e de recursos humanos, que são responsáveis por atrelar valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna.
O mercado de trabalho é constituído da demanda (procura) de mão-de-obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivíduos. Levando-se em consideração: nível de preços, da produção e dos salários reais que terão de ser pagos aos seus funcionários, maximizando os lucros da organização.
O ARH é responsável por: acompanhar, controlar e administrar o planejamento de recursos humanos, o recrutamento e a seleção de pessoal. Deve estar atento às tendências econômicas, pois com o mercado em alta, a disputa por profissionais capacitados é maior, mais difícil e mais cara. Em contra partida, com a recessão, a oferta é mais abundante e barata, facilitando o recrutamento e seleção.
- No modelo de planejamento é procurar e requisitar mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado de acordo com os cargos ou funções necessárias; Substituição de postos vegetativos sem plano de expansão; ou ainda, modelo integrado que junta todas as alternativas anteriores.
O processo de recrutamento e seleção consiste em: procurar interna ou externa, atrair e escolher o candidato que ocupará o cargo disponível.
- No recrutamento interno ou externo é preciso verificar se existe alguém na empresa com o perfil pretendido para ocupar essa vaga (recrutamento interno), levando-se em consideração uma promoção dentro da mesma carreira, da transferência de alguém com o mesmo estatuto vindo de outra área. Utilizando-se sistemas de avaliação de desempenho que revelem com objetividade o grau de eficácia dos empregados no exercício das suas funções, as qualidades profissionais e pessoais evidenciadas e se houver abertura para ouvi-los expor
...