Tipos De Conhecimento
Por: KauaaVictor • 21/3/2024 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CATÓLICA DE BELÉM
CURSO DE FILOSOFIA
CRISTIANO DA SILVA LEITE
DIEGO KAUÃ DA SILVA TORRES
FERNANDO SILVA DE LIMA
KAUÃA VICTOR PEREIRA SILVA
KEVEN KLISNAM CARDOSO DE ALENCAR
AS DIVERSAS FORMAS DE COMPREENSÃO DA REALIDADE: os tipos de conhecimento
Ananindeua – PA
2024
CRISTIANO DA SILVA LEITE
DIEGO KAUÃ DA SILVA TORRES
FERNANDO SILVA DE LIMA
KAUÃA VICTOR PEREIRA SILVA
KEVEN KLISNAM CARDOSO DE ALENCAR
AS DIVERSAS FORMAS DE COMPREENSÃO DA REALIDADE: os tipos de conhecimentos
[pic 2]
Ananindeua – PA
2024
As primeiras civilizações humanas se perguntavam sobre o entendimento do mundo, em suas mais diversas indagações os quais eram surpreendidas durante suas vidas cotidianas. Tais questionamentos provocavam a busca pela compreensão de suas realidades, surgindo assim um conjunto de saberes - os conhecimentos - que tinham como objetivo a organização de informações, afim de explicar e dar sentido às coisas e ao mundo.
1. O que é conhecimento?
A palavra “conhecimento” tem origem do latim da palavra “cognoscere”, que significa o ato de conhecer. “Conhecer” vem do mesmo radical “gno”, presente no latim e no grego antigo, da palavra “gnose”, que significa conhecimento.
O conhecimento pode ser apontado como a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas. É possível apenas ao ser humano, pois, só pode ser elaborado e organizado pela linguagem e nossos mecanismos racionais, como a razão, a lógica e a inteligência.
- . Tipos de conhecimento
São diversas as formas de conhecimento que buscam dar sentido as coisas ou explicar algum fenômeno, tais como: conhecimento do senso comum, filosófico, científico, artístico e religioso.
1.1.1. O conhecimento do senso comum é a soma do saber popular, é subjetivo e reflete sentimentos, ânimos, emoções e opiniões construído por um grupo de pessoas, é espontâneo, e não é crítico, é movido pela intuição, voltado para o emocional das pessoas, é adquirido observando as tradições e o cotidiano, baseado no hábito do dia--a-dia, e por isso é verificável. Esse conhecimento é falível e inexato, isso por se conformar com a aparência daquilo que viu ou ouviu a respeito do objeto de estudo, não requer uma investigação criteriosa ou uma reflexão fundamentada.
1.1.2. O conhecimento filosófico é racional e funciona com a lógica, buscando a construção e a definição dos conceitos, tem como objetivo mostrar explicações válidas para os problemas, sendo caracterizado pelo esforço da razão para questionar os problemas e discernir entre o certo e o errado, baseando-se na argumentação e no pensamento racional, no qual prevalece o processo dedutivo, que antecede a experiência, e não exige confirmação experimental, mas somente coerência lógica. Logo, podemos afirmar que o conhecimento filosófico não necessita de testes para afirmar seus argumentos, pois os mesmos são validados pela lógica.
...