Tipos de Conhecimento
Por: jose_junior00 • 2/4/2021 • Relatório de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em um aprendizado teórico sobre dois tipos de conhecimento, o popular e o científico. Ótimo.
Na letra da música Sabedoria Popular, de Pedro Munhoz, ele canta que “A resposta não é tudo, ensinar é estar junto, dividir, multiplicar, é contar sem ler no livro, aprender é estar vivo, é o que nos faz caminhar”, podemos deduzir que ele fala sobre o conhecimento popular, ou senso comum, pois é o que aprendemos da nossa interação e observação do mundo. Fantástico.
Segundo Gomes (ano, p. x), “O conhecimento científico não é atraente por ter todas as respostas, mas, sim ,por querer decifrar um conjunto cada vez maior de perguntas”. Isso fala bem sobre o que é a ciência, ela tem a resposta para quase tudo, mas está sempre em busca de novos experimentos para conseguir entender e responder o que ainda não sabe, o conhecimento científico está bem presente nisso, exigindo respostas baseadas em algo, se não pode ser respondido, começa-se do zero de novo até alcançar a resposta.
Elaborem o conectivo para seção seguinte. Informem ao leitor o que vem pela frente. Nota: 12 de 20
2 DESENVOLVIMENTO Informem os assuntos discutidos na seção.
2.1 CONHECIMENTO POPULAR Diferencie o formato. É uma seção secundária. Ex. 2.1 Conhecimento Popular
O conhecimento popular está ligado ao conhecimento adquirido pelo homem a partir das experiências, vivências e observações do mundo, ou seja, o modo de pensar da maioria das pessoas, geralmente essas afirmações não tem embasamento cientifico. Todos já ouviram aquela frase “toma um chazinho que passa” ou “a voz do povo é a voz de Deus” esse tipo de frase é de senso comum e não possui embasamento científico. O senso comum é valorativo, pois está ligado aos valores do individuo, reflexivo do modo que eu percebo as coisas, assistemático cada um compreende de forma diferente e se baseia em suas próprias experiências, o conhecimento popular também é verificável, falível e inexato, pois se conforma com as aparências e com que se ouviu dizer a respeito do objeto. Citem a fonte desses dados. Apresentar ideias de terceiros sem citar a fonte é plágio. Plágio é crime no contexto científico e acadêmico.
Uma critica interessante é a do filosofo e poeta francês Gaston Bachelard, pois, diz que a ciência se opõe absolutamente à opinião. O senso comum, o conhecimento popular, a experiência imediata, tudo isso são opiniões, formas de conhecimento falso com que é preciso romper para que se torne possível o conhecimento científico racional e valido. (BACHELARD, ano, apud SANTOS, 1989, p. 31).
Ainda, sobre o assunto, Santos (1989, p. 48) faz um paralelo, colocando o conhecimento religioso acima dos conhecimentos e dizendo que o senso comum “é melhor para uma esfera da vida, a ciência para outra e a crítica filosófica para uma terceira; mas só Deus sabe qual deles é, em termos absolutos, mais verdadeiro.”Comentem as citações e conduzam o leitor para a seção seguinte.
2.2 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico é transmitido através de estudos, treinamentos e de forma racional, que pode ser comprovado através da experimentação
...