Trabalho Anhanguera
Dissertações: Trabalho Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanadallegrave • 9/4/2014 • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 383 Visualizações
1.De acordo com o texto, o que diferencia o homem dos outros animais?
Darwin também enfatizou que “há uma imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores”. Apesar da centenária teoria da evolu-ção ter dado aos humanos a mesma origem daquela dos animais, há sempre tentativas de esta-belecer limites que, por vezes, separam e outras aproximam uns dos outros. Uma das linhas tênues que mais recentemente garantia a exclusividade humana era a cultura, conceito que ainda divide biólogos, etnólogos e antropólogos.
2.O que é cultura?
Cultura significa cultivar é um conceito de várias concepções, sendo a mais coerente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
3.Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? Justifique sua resposta.
Inicialmente festas com músicas de ritmo FUNK, exibição de variadas armas, corrup-ção e tráfico de drogas faz parte da cultura da favela,traficante mata fogueteiro que apon-ta(normalmente são crianças ou adolescentes as vítimas). No filme foi agregado à nossa cul-tura bordões como: PEDE PRA SAIR, TU É MULEQUE, DENTRE OUTROS. O desejo de obter dinheiro fácil e rápido aliado a falta de melhores perspectivas de vida.
1. Com relação ao método do artigo:
a) Onde a pesquisa foi realizada?
A presente pesquisa foi desenvolvida em três centros da Universidade Federal da Para-íba, quais sejam: Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e Centro de Tecnologia (CT), todos localizados no Campus I, na cidade de João Pessoa-PB.
b) Quem foram os participantes? Como eles foram organizados?
Participaram da pesquisa 60 estudantes, concluintes dos cursos das áreas de ciências tecnológicas (20), jurídicas (20) e de saúde (20), escolhidos aleatoriamente, do tipo não-probabilístico e intencional, de ambos os sexos (45% masculino e 55% feminino), com média de idade de 25 anos. Tendo-se em vista a randomização da amostra, optou-se por não conside-rar as diferenças de gênero e idade na estruturação dos grupos. É válido mencionar que para
participação na presente investigação fazia-se necessário estar no último período das respecti-vas áreas do conhecimento, pois, como aponta Lacerda (2001), é nesta fase que o universitário se encontra mais identificado com seu curso.
c) Qual foi o instrumento utilizado?
Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, divididas em duas partes: a primeira constituída de itens referentes à identificação sócio-demográfica dos parti-cipantes, definindo o seu perfil; e a segunda, composta de perguntas, que foram realizadas na ordem a seguir. O que você acha do usuário de maconha? Quais as conseqüências na vida dos usuários de maconha? Quais as causas do uso da maconha? As Formas de tratamento do usuá-rio?. O roteiro de entrevista foi elaborado previamente, tendo como pressupostos os objetivos da pesquisa e o estado atual da arte. Realizou-se um estudo piloto com o intuito de verificar a boa adequação do instrumento, e verificou-se a validade semântica do instrumento; em segui-da, efetuou-se o estudo definitivo
d) Como foi feita a coleta dos dados?
Na oportunidade explicitavam-se os objetivos e a necessidade do uso do gravador; foram-lhes garantidos o anonimato e a confidencialidade das suas respostas, indicando-lhes que estas seriam analisadas no seu conjunto. As entrevistas foram realizadas de forma indivi-dual na própria Universidade, por um pesquisador previamente treinado e qualificado; o tempo de aplicação foi, em média, de 45 minutos para cada participante. Informa-se, ainda, que não houve recusa por parte de universitário algum.
e) Como os resultados foram analisados?
A análise das unidades temáticas por meio desta técnica pressupõe o desenvolvimento das seguintes etapas operacionais: constituição do corpus; leitura flutuante; composição das unidades de análise; codificação e recortes; categorização e descrição das categorias. Após a leitura flutuante do corpus e a emersão das categorias empíricas, foram estas codificadas e validadas internamente por dois pesquisadores-juízes que trabalham com esta técnica.
2. Qual foi o tipo de pesquisa realizado (pesquisa quantitativa ou qualitativa)? Justifique sua resposta.
Foi realizado uma pesquisa qualitativa, a fim de contribuir na formulação de novos questionamentos acerca do uso da maconha na realidade brasileira, de forma a preencher al-gumas lacunas até agora existentes, possibilitando melhor compreensão deste fenômeno biop-sicossocial.
3. Quais foram os principais resultados da pesquisa? Relacione-os à forma como a questão das drogas entre estudantes universitários é abordada no filme.
Os resultados apontaram que os universitários de direito ancoraram suas representações
...