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Trabalho De Filosofia

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Por:   •  12/11/2013  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

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1)Considerando a Alegoria da Caverna de Platão. Interprete;

(A) As Sombras.

R: As sombras nada mais eram que projeções transmitidas de fora para dentro da caverna pela luz, vozes e ecos também eram transmitidos, que acreditavam ser uma verdade uma realidade, interpretavam como uma vida perfeita, presos a idéias desde ao nascimento e por uma mente limitada e certo teor de ignorância que não permitem que estejam sendo enganados por uma cadeia de costumes e pensamentos implantados em suas cabeças regidos por uma sociedade que não admite mais nada além de suas meras verdades.

(B) A Luz.

R: A luz refletia as imagens para dentro da caverna, a luz também representava a saída do mundo abstrato para o mundo verdadeiro o mundo exterior, libertava da condição da escuridão do mundo das aparências, um surto de consciência onde não consegue enxergar certas situações regidas por uma mente limitada, aquele que busca a luz busca a verdade é quem consegue se libertar das correntes da caverna, um significado do conhecimento.

(C) A Dificuldade de se afastar das Sombras.

R: Se afastar das sombras é algo muito difícil por estarem aprisionados a sua própria consciência sua própria ignorância, por uma mente limitada e alienada a uma só opinão as sombras significava a vida, representava o mundo de verdade para quem estava preso dentro da caverna, a confiança nos sentidos sensoriais como visão, olfato, e audição, permitia ficar presos a certa dificuldade de enxergar o que realmente existi profundamente, além das sombras, o mundo sensível e lógico.

(D) A Dificuldade de se Aproximar da Luz.

R: Se aproximar da Luz no principio é algo muito sofrido, romper as algemas e ir ao caminho da verdade, à resistência as novas idéias, a reação inicial de estranheza ou negação diante a novidade e inovação, e a comodidade e a segurança que a caverna aparentemente trás, causa uma certo receio de deixa – lá, por que ainda possuem uma dificuldade de afastar de conceitos e pensamentos perante as sombras, fugir de idéias colocados em suas mentes desde ao nascimento, manipulados por valores irreais, quando contemplam a verdade(luz),sua visão é ofuscada pela grande claridade, e imediatamente querem voltar para dentro, acreditando ser um castigo por se afastado do interior da caverna.

2) Relacione Thaumázein com as correntes da caverna?

R: As correntes eram a mente limitada o comodismo dos pensamentos das idéias onde a maioria estão presos a idéias que julgam ser verdadeiras, copias imperfeitas e formas imutáveis e eternas, realidades permanentes, idéias originais que na qual são moldadas e corruptíveis. Thaumázein é a ativação da reflexão dos pensamentos, da ânsia de descobrir por que tudo isso acontece, buscar compreender a visão do mundo seguido espanto e angustia e perplexidade de procurar a explicação do inexplicável seguido de curiosidade e da capacidade de admirar e problematizar as coisas um sofrer que não pode ser explicado por palavras, contempla a vivencia sobre seu interior, sem precisar ser um filosofo para vivencia-lo.

3) Fale sobre as diferenças da Mitologia e Filosofia.

R: A Mitologia explica através de mitos, Deuses, semi-deuses e heroes a origem do mundo buscando explicar a realidade e interpretando através de lendas e historia sagradas de modo de estabelecer algumas verdades que não só explicassem parte dos fenômenos naturais e culturais mais que dessem formas para ação humana os mitos não obedecem a racionalidade e nem a teoria, não segue a lógica e nem a realidade objetiva e cientifica é uma verdade intuída que dispensa provas a ser aceita. Filosofia explica o mundo através de discussões, reflexões e argumentos a realidade com a razão lógica e dialética, que se originou pela curiosidade humana e inquietação de compreender e questionar valores e interpretações pela sua própria realidade.

4) Fale sobre o mundo Dualista de Platão.

R: Se dividem em dois mundos, o mundo real que se altera se transforma que vive em constante movimento, onde as realidades são empíricas, corruptíveis e corpóreas e mundo das idéias onde nada se altera é verdadeiro, inteligíveis e incorpóreas representa um sentido puro e total idéias são absolutas, estáveis e eternas.Como por exemplo uma casa vista no mundo real por aquele momento esta em constante movimento se transforma e pode deixar de existir, já no mundo das idéias a casa fica em sua consciência e nunca pode ser alterada e sempre vai existir.

5) Explique o que é dialética Maiêutica.

R: Dialética Maiêutica significa o "parto das idéias", termo inspirado pela profissão da mãe de Sócrates, parteira é o momento intectual, que é a procura da verdade no interior do homem

Que é formada por dois momentos que o primeiro era levar seus interlocutores a pôr em dúvida seu próprio conhecimento de um determinado assunto em questão, e o segundo levava os interlocutores a ter uma nova idéia, a uma nova idéia a uma opinião sobre o assunto em questão, primava pela ironia, muito parecida com a dialética de Platão, cujas ambas tem o mesmo objetivo "investigar a realidade em busca da verdade",desfazendo equívocos e deslindando nuances que permitiam a introspecção e a reflexão interna, proporcionando a criação de juízos cada vez mais fundamentados da razão.

6) Explique o que é Dedução e Indução.

R: Dedução é a forma explicita ou reformulada do conteúdo das premissas, raciocínio lógico e analítico que resulta em uma conclusão, do geral para o particular, aplica regras gerais em casos individuais, a Indução é totalmente o oposto da dedução vai do particular para o geral porque as premissas a partir das quais parte são as menores, de modo que o raciocínio avança do particular para o geral é uma raciocínio sintético é o processo mais natural das ciências empíricas um exemplo de indução, induzir a alguém a mudar de opinião, alterar algo de acordo com o seu interesse.

7) Fale sobre Racionalismo.

R: Considera a razão com essência do real, tanto histórico quanto natural, sustenta a primazia da razão a capacidade de pensar de raciocinar pressupondo uma hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas, em relação ao sentimento e à vontade, com analise lógica ou da razão desta forma desenvolve analises cientificas de método matemático, considerado um instrumento teórico e dedutivo que prescinde de dados empíricos é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável, essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

8) Fale sobre Empirismo.

R: Teoria segundo a qual todo conhecimento provém da observação e da experiência, ou ainda, doutrina filosófica que acredita somente no conhecimento empírico, isto é, o conhecimento originado na experiência, algo é "empírico" quando a sua veracidade ou falsidade pode ser verificada tendo como referência os fatos que a experiência revelou, assim sendo, "empírico" é aquilo que se baseia exclusivamente pela experiência, baseada não na teoria, mas sim, em fatos ocorridos, o empirismo deve suas bases e como método científico defende que as teorias devem ser baseadas na observação (investigação empírica) e no raciocínio dedutivo, com relação com a natureza passa antes pela via sensíveis, coincidem com as idéias adventícias de Descartes, associação com os objetos de proximidade espacial e temporal.

9) Porque a verdade Cartesiana é Imanente e a Platônica Transcendente?

R: A verdade cartesiana é imanente por que seu objetivo era superar a incerteza e atingir a verdade inabalável, que essa verdade é definida como uma evidência que resiste a dúvida, envolvendo implicitamente como evidência que não resiste a dúvida, constitui por duas definições uma implícita e a outra explicita, tudo aquilo que puder encontrar a mínima dúvida serão rejeitadas como falsas, somente a que sobreviver a dúvida será acolhida como verdadeira.Platão defendia totalmente o oposto de Descartes a transcendência por que acreditava que a verdade vinha do mundo das idéias que ultrapassa o mundo real sensível conhecida como verdade ontológica que o conceito de verdade, é sua própria concepção que todo o verdadeiro deve ser algo imutável, algo sempre idêntico, eterna e atemporal para acessar a “verdade” temos que ir além do corpo e dos sentidos.

10) Fale sobre Senso Comum e Método Cientifico.

R: Senso comum é um conhecimento adquirido pelo homem de forma empírica, de geração a geração, porque se baseia na experiência cotidiana sem se preocupar com método, critica e sistematização, é subjetivo que permite a expressão de sentimentos, opiniões e valores pessoais, possui uma visão do mundo precária e fragmentada, mais muito importante no dia-dia, por um valor critico e coerente. Método Cientifico buscava através da ciência junto a filosofia e sociologia explicar a superação do mito e do saber comum, diante da razão, superando explicações a partir de experimentos, verificar veracidades, hipóteses metafísicas e teológicas com o objetivo de afastar crenças religiosas e ignorância através de métodos rigorosos, precisos e objetivos que garanta acontecimentos e agindo de forma mais segura diferenciando de senso comum que é o rigor.

11) Fale sobre a validade e a veracidade do silogismo dedutivo.

R: É um método dedutivo ou silogismo como Aristóteles o chamava, é como uma interferência na quais proposições se afirmam qualquer coisa diferente do que é afirmado nelas, resulta necessariamente, no sentido do meio de propagação das idéias, um plano de partida no mundo inteligível, é vastamente utilizado em processos criminais forense.

Todas as aves possuem penas. [primeira premissa]

Pombas são aves. [segunda premissa]

Pombas possuem penas [conclusão]

12) O que significa dizer que a ciência tem visão desencantadora do mundo?

R: A ciência vê o mundo como uma dissociação de fato e valor, de ser e dever ser, ética, conhecimento da realidade e atribuição de sentido à vida, a modernidade rompeu "aliança animística" entre homem e natureza, conhecimento do tanscedente e do supra sensível sustentou a separação entre o mundo terrestre e o mundo celeste, o reino do efêmero, do nascer e do perecer; no alto, com suas esferas perfeitas, o reino do divino, do incorruptível, do eterno, do verdadeiro ser, níveis de realidade exprimem ao mesmo tempo uma hierarquia de valores, isso significa que o homem junto a ciência não consegue explicar a origem de onde viemos, de onde o mundo se originou, se é descoberto algo hoje, amanhã aparece outro para ser desvendado é sempre um mistério onde a ciência não consegue chegar a lugar nenhum.

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