Trabalho De Filosofia
Exames: Trabalho De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nuna5410 • 1/4/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
Índice
Introdução ..................................................... 01
Desenvolvimento........................................... 02
Conclusão....................................................... 03
Anexos............................................................04
Bibliografia.....................................................05
Introdução
Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia. A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.
• Qual a importância da Filosofia no Mundo de hoje?
A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística.
• Definição da Filosofia no Mundo Atual?
A Filosofia é a visão de um acontecimento, independente de pontos de vista da sociedade, e tecer a análise livre de sentimentalismos, optando por ser fiel ao ocorrido e definir a melhor opção.
Serve para fazer o balanço de nossas atitudes, e escolhermos o melhor caminho em resolvê-las, mesmo que nem sempre é o que mais nos agrada.
Desenvolvimento
A palavra filosofia vem do grego "filos" (amor ou amigo) e "Sofia" (conhecimento, sabedoria, verdade), e é geralmente traduzida como "amigo da sabedoria" ou "amor ao conhecimento". Ela nasceu na Grécia Antiga no século 6 A.C., como um meio de buscar conhecimentos diferentes daqueles apresentados pela mitologia, num tempo onde a religião explicava desde os fenômenos da natureza até os fatos do cotidiano. "O mundo era interpretado pela mitologia, por isso existiam deuses para tudo. A resposta para as coisas eram sempre 'porque deus quis'. Chegou um momento, no entanto, em que o mito não dava mais conta de explicar tantas novidades", diz o professor Marcelo Bueno, coordenador do curso de Graduação em Filosofia do Centro de Ciências e Humanidades da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele explica que a grande procura dos primeiros filósofos era a busca da verdade de modo racional.
Antes do aparecimento da ciência como a temos hoje, a filosofia foi a única forma de conhecimento
...