TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Trabalho Universitário: Trabalho De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 5

01. Quais são as perguntas da metafísica?

Algumas indagações da metafísica clássica seriam:

O que existe? A um objetivo final para a existência do mundo? E quanto a humanidade? Deus existe? Se existe, como conhecê-lo? Como chegar até ele? Existe algo como o “espírito”? Existe uma diferença entre a mente e a matéria?

02. Distinga os temas metafísicos em seus três principais períodos?

A história da metafísica pode ser dividida em três grandes períodos, o primeiro período separado de dois outros pela filosofia de David Hume (filósofo e historiador britânico).

Primeiro período – Período que vai de Platão a Aristóteles (séculos IV e III a.C) até David Hume (século XVIII d.C)

Segundo período – Período que vai de Kant (século XVIII) até a Fenomenologia de Husserl (século XX).

Terceiro período – Metafísica ou ontologia contemporânea, dos anos 1920 aos anos 1970.

03. O que foi a cosmologia?

Cosmologia é o estudo racional do mundo, onde os fenômenos não são mais explicados pelos mitos e histórias fantasiosas. • Os principais fatores necessários para o surgimento da cosmologia e, consequentemente, da filosofia, foram a invenção da escrita, criação da moeda e surgimento da pólis.

04. Como se deu a passagem da cosmologia à metafísica?

A Filosofia nasce da admiração e do espanto, dizem Platão e Aristóteles. Admiração: Por que o mundo existe? Espanto: Por que o mundo é tal como é?Desde seu nascimento, a Filosofia perguntou: O que existe? Por que existe? O que é isso que existe? Como é isso que existe? Por que e como surge, muda e desaparece? Por que a Natureza ou o mundo se mantêm ordenados e constantes, apesar da mudança contínua de todas as coisas?Essas perguntas – ou esse espanto ou admiração diante do mundo – levaram os primeiros filósofos a buscar uma explicação racional para a origem de um mundo ordenado, o cosmos. Por esse motivo, a Filosofia nasce como cosmologia. A busca do princípio que causa e ordena tudo quanto existe na Natureza (minerais, vegetais, animais, humanos, astros, qualidades como úmido, seco, quente, frio) e tudo quanto nela acontece (dia e noite, estações do ano, nascimento, transformação e morte, crescimento e diminuição, saúde e doença, bem e mal, belo e feio, etc.) foi a busca de uma força natural perene e imortal, subjacente às mudanças, denominada pelos primeiros filósofos com o nome de physis. A cosmologia era uma explicação racional sobre a physis do Universo e, portanto, uma física.

05. Que significam as palavras metafísica e ontologia? Quem as empregou pela primeira vez?

No século XVII, o filósofo alemão Jacobus Thomasius considerou que a palavra correta para designar os estudos da metafísica ou Filosofia Primeira seria a palavra ontologia.A palavra ontologia é composta de duas outras: onto e logia. Onto deriva-se de dois substantivos gregos, ta onta (os bens e as coisas realmente possuídas por alguém) e ta eonta (as coisas realmente existentes). Essas duas palavras, por sua vez, derivam-se do verbo ser, que, em grego, se diz einai. O particípio presente desse verbo se diz on (sendo, ente) e ontos (sendo, entes). Dessa maneira, as palavras onta e eonta (as coisas) e on (ente) levaram a um substantivo: to on, que significa o Ser. O Ser é o que é realmente e se opõe ao que parece ser, à aparência. Assim, ontologia significa: estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas, real e verdadeiramente.

06. Por que Thomasius substituiu metafísica por ontologia?

Por que Thomasius julgou a palavra ontologia mais adequada do que a palavra metafísica? Para responder a essa pergunta devemos retornar ao que escreveu Aristóteles, quando propôs a Filosofia Primeira.Ao definir a Filosofia Primeira, Aristóteles afirmou que ela estuda o ser das coisas, a ousia. A palavra ousia é o feminino do particípio presente do verbo ser, isto é, do verbo einai. Em português, ousia é traduzido por essência, porque é traduzida da palavra latina essentia.Em latim o verbo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com