Violencia E Drogas
Dissertações: Violencia E Drogas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolinaaaaa26 • 23/3/2015 • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 416 Visualizações
Introdução
Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas.
Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência.
A violência acontece desde o início dos tempos, porém suas formas foram evoluindo, se aprimorando e se diversidicando. Além de sua publicização, compreensão e intervenção também terem avançado.
No mundo animal a violência é uma stratégia de defesa e de ataque, condicionada por instinto de auto-manutenção e sobrevivência. Nesse universo a violência se justifica como um “mal necessário”, que via de regra estabelece e cristaliza relações de poder. Não é a toa que o leão é o rei da selva.
Valendo-se dos mesmos princípios do mundo animal o homem também utilizou-se da violência como meio de sobrevivência, contudo a evolução da humanidade trouxe a tona outros “Poderes Ilegítimos” que acabaram por fomentar as “Várias Violências” que vivenciamos hoje.
Drogas
As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita com Cannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causadependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
Tipos de Drogas
Drogas Naturais
Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.
Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.
Psilocibina: é uma substância encontrada em fungos e cogumelos, a Psilocibina tem como principal efeito as alucinações. Também é utilizada em pesquisas sobre a enxaqueca.
DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.
Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.
Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.
Drogas Sintéticas
Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.
Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários.
Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.
Metanfetamina – Era utilizada em terapias em muitos países, mas foi banida pelo uso abusivo e consequências devastadores da droga.
Drogas Semi-Sintéticas
Heroína – A heroína é uma das drogas mais devastadores, altamente viciante – causa rápido envelhecimento do usuário e forte depressão quando o efeito acaba.
Cocaína e Crack – A cocaína é o pó produzido a partir da folha de coca, e o cracké a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando também perda de inteligência, alucinações, ansiedade, etc.
Morfina – É uma droga utilizada principalmente para o alívio de dores em todo o mundo. Também causa dependência química nos seus usuários.
Merla – droga produzida a partir da pasta de coca.
Outras Drogas:
• Bebidas Alcoólicas
Boa noite Cinderela
Cola de Sapateiro
Inalantes
Lança Perfume
Cigarro e os Males do Cigarro
Efeitos da Nicotina e Alcatrão
Charuto
Narguilé
Medicamentos
Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.
Tranquilizantes – remédios de venda controlada, para controle da tensão, insônia e ansiedade.
Ansiolíticos – utilizados no tratamento contra a ansiedade.
Drogas e a Sociedade
Crack: o craque do time da morte
Cracolândia
Toxicomania
Drogas: o crack e os novos termos
Fumante
...