Violência
Artigo: Violência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eilanny • 16/5/2014 • Artigo • 537 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
VOLÊNCIA INFANTIL
A violência infantil é uma realidade presente na sociedade, e muito se debate e se discute sobre o tema, mas o fato é que a violência esta mais enraizada do que se imagina, pouco se resolve diante do que realmente acontece. A violência contra a criança e o adolescente é maior do que se pensa, pois grande parte do que ocorre nos lares não é denunciada, pois fica encoberta pelo restante da família que não tem coragem de denunciar o agressor, seja por medo, vergonha ou conivência com a situação. A violência vem na maioria das vezes daqueles que deveriam dar abrigo e proteção. E a criança que esta em formação moldando a sua personalidade vê-se perdida sem o apoio que esperava dos pais, o que compromete de forma considerável a sua formação psicossocial.
. A violência contra a criança e o adolescente é marcada por formas distintas:
Violência física: É a mais visível e perceptível da agressão sofrida por uma criança, alguns pais descontam nos filhos todas as frustrações e dificuldades que passam, a agressão é nas mais variadas formas desde surras com varas, pedaços de madeira, barras e ferro, cigarro acesso e
Etc.
Violência psicológica: É uma forma de violência que alguns psicólogos consideram de difícil detecção, e pode vir a marcar a criança para o resto da vida com um comportamento algumas vezes arredio, timidez excessiva, agressividade, dificuldades no relacionamento com outras pessoas e etc. E esse comportamento é consequência das atitudes dos pais que na maioria das vezes utilizam palavras e gestos para agredir os filhos.
Violência sexual: É com certeza a pior das violências que uma criança e o adolescente podem sofrer, e é praticada por pessoas da própria família, a violência sexual marca a criança de forma definitiva, o que compromete para sempre o seu relacionamento com outras pessoas. Apenas uma pequena parcela das pessoas agredidas é que fazem a denuncia, a grande maioria das pessoas não denunciam por medo do companheiro e por vergonha de expor esse trauma familiar.
Violência do abandono: É tão degradante quanto a violência física e psicológica, os pais simplesmente tem os filhos por ter, não são capazes de qualquer atitude que venha a dar um norte a vida de seus filhos, deixando-os relegados a própria sorte. E esse abandono e marcado pelo abandono propriamente dito, como o intelectual, não se preocupando em dar qualquer tipo de educação aos filhos, seja ela moral, social ou intelectual.
Violência contra o Idoso
As violências contra o idoso manifestam-se de três formas principais:
Estrutural – desigualdade social provocada pela pobreza e a discriminação
expressada de múltiplas formas (Só 25% dos idosos no Brasil vivem com três salários
mínimos ou mais)
Institucional – é aquela levada a efeito pelas instituições assistenciais de longa
permanência (Em vários asilos e clínicas os idosos são maltratados, despersonalizados,
destituídos de qualquer poder e vontade, faltando-lhes alimentação,
...