Vision of Bourdieu School and Education Disparity
Resenha: Vision of Bourdieu School and Education Disparity. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tianaparecida • 22/2/2014 • Resenha • 485 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
A visão de Bourdieu sobre a escola e a desigualdade do sistema educacional
Através de sua analise o sociólogo Bourdieu constatou um jogo de regras de dominação e reprodução de valores.
Ele percebeu que o sistema escolar não só reproduz estas regras de dominação, como reforça aumentando as desigualdades sociais.
Com isso criou vários conceitos: o habitus, que se refere a capacidade das pessoas de reproduzir o que é ensinado sem questionar, mesmo que inconscientemente a lição continua a ser transmitida.
O conceito capital cultural refere-se ao conceito de mundo, a cultura se adquire através do conhecimento e valores familiares.
A capacidade que cada família tem de influenciar na aprendizagem da criança, de maneira positiva ou negativa.
Bourdieu considerava arbitrário, o conceito de que uma pessoa não tem capacidade de aprender por causa de sua condição social.
O conceito de campo tem relação com a atividade humana e esta vinculado com o poder simbólico, que aceita a conclusão de uma pessoa que julgamos capacitada como verdade absoluta e assim criar um senso comum onde essa verdade se torna algo aceitável que será transmitido de geração em geração.
Já com o individuo, o campo representa seu conhecimento cultural, social e econômico, tendo relação com a escola, a família e o meio social.
Bourdieu apresentou as dificuldades de alterar certos padrões sociais, pelo fato de que as pessoas influenciadas pelo poder simbólico sentem-se violentadas, oprimidas e não se acham capazes de mudar seus conceitos e preferem aceitar a dominação.
Ele defendia que a escola seria responsável pela estrutura social, pois é onde o individuo aumentaria seu conhecimento para viver em sociedade.
Também devia incentivar a capacidade do individuo e não menospreza-lo por sua condição social, pois se a escola fosse uma instituição neutra, todos teriam igualdade de oportunidades, chegando a posições superiores da hierarquia social, mas na visão pessimista do sociólogo a competição escolar tornaria incontornável.
As desigualdades sociais tem sido presentes em nossa sociedade causando reflexos na educação.
Em nossa sociedade existe e sempre existira a desigualdade social, temos hoje o grande contraste entre as redes publicas e privadas de ensino.
Muitas crianças aqui por não herdarem o capital cultural, sofrem as mesmas dificuldades que a sociedade francesa.
Crianças que chegam de outros estados com defasagem escolar muito grande,muitos por terem de trabalhar estudam a noite, sentem excluídas e sem motivação.
Já na rede privada,por virem de famílias abastadas o desempenho das crianças é ótimo, elas são muito mais motivadas, as escolas possuem boas estruturas e as crianças sentem-se incluídas no processo educacional.
O sistema que o sociólogo Pierre Bourdieu defendia esta de acordo com a nossa realidade.
Em nosso país busca-se o caminho da inclusão, pois a nossa educação é um direito para a superação
...