Áreas de estudo da filosofia
Tese: Áreas de estudo da filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vicmorais • 18/6/2014 • Tese • 4.788 Palavras (20 Páginas) • 410 Visualizações
Capítulo 3
Campos de investigação da Filosofia
Os períodos da Filosofia grega
A Filosofia terá, no correr dos séculos, um conjunto de preocupações, indagações
e interesses que lhe vieram de seu nascimento na Grécia.
Assim, antes de vermos que campos são esses, examinemos brevemente os
conteúdos que a Filosofia possuía na Grécia. Para isso, de vemos, primeiro,
conhecer os períodos principais da Filosofia grega, pois tais períodos definiram
os campos da investigação filosófica na Antiguidade.
A história da Grécia costuma ser dividida pelos historiadores em quatro grandes
fases ou épocas:
1. a da Grécia homérica, correspondente aos 400 anos narrados pelo poeta
Homero, em seus dois grandes poemas, Ilíada e Odisséia;
2. a da Grécia arcaica ou dos sete sábios, do século VII ao século V antes de
Cristo, quando os gregos criam cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara,
Samos, etc., e predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no
comércio;
3. a da Grécia clássica, nos séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia
se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu e Atenas domina a
Grécia com seu império comercial e militar;
4. e, finalmente, a época helenística, a partir do final do século IV antes de
Cristo, quando a Grécia passa para o poderio do império de Alexandre da
Macedônia, e, depois, para as mãos do Império Romano, terminando a história de
sua existência independente.
Os períodos da Filosofia não correspondem exatamente a essas épocas, já que ela
não existe na Grécia homérica e só aparece nos meados da Grécia arcaica.
Entretanto, o apogeu da Filosofia acontece durante o apogeu da cultura e da
sociedade gregas; portanto, durante a Grécia clássica.
Os quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se
enriquece, são:
1. Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do
século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do
mundo e as causas das transformações na Natureza.
2. Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV
a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e
as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o
nome de antropológico).
3. Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a
Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia
e a antropologia, interessando-se sobretudo em mostrar que tudo pode ser objeto
do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas
demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da
verdade e da ciência.
4. Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século
VI depois de Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento
dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões
da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e
de ambos com Deus.
Filosofia Grega
Pode-se perceber que os dois primeiros períodos da Filosofia grega têm como
referência o filósofo Sócrates de Atenas, donde a divisão em Filosofia présocrática
e socrática.
Período pré-socrático ou cosmológico
Os principais filósofos pré-socráticos foram:
? filósofos da Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto,
Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso;
? filósofos da Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas
de Tarento;
? filósofos da Escola Eleata: Parmênides de Eléia e Zenão de Eléia;
? filósofos da Escola da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de
Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.
As principais características da cosmologia são:
? É uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e
transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que,
ao explicar a Natureza, a Filosofia também explica a origem e as mudanças dos
seres humanos.
? Afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha
surgido do nada (como é o caso, por exemplo, na religião judaico-cristã, na qual
Deus cria o mundo do nada). Por isso diz: “Nada vem do nada e nada volta ao
nada”. Isto significa: a) que o mundo, ou a Natureza,
...