Ética
Ensaio: Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 4lic2 • 10/9/2014 • Ensaio • 325 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
1) Considerando-se os dois sentidos da palavra éthos, quando nasce a filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética?
Resp. Quando passamos a indagar o que são,onde vem e o que valem os costumes.
2) Explique porque Sócrates incomodava os atenienses?
Resp. Porque suas perguntas sempre os forçava a indagar qual a origem e a essência das virtudes quejulgavam praticar ao surgir os costumes de Atenas.
3) O que Aristóteles entendia por práxis? Como a distinguia da técnica?
Resp. Na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir sãoinseparáveis ou idênticos, pois o agente, o que ele faz e a finalidade de sua ação são o mesmo. E distingue a ética da técnica como praticas que diferem pelo modo de relação com a ação e com a finalidade daação.
4) Segundo Aristóteles, qual é o campo das ações éticas? Por que essa concepção exclui o necessário e o contingente do campo ético e afirma a importância do possível?
Resp. É a esfera darealidade na qual cabem a deliberação e a decisão ou escolha. Porque o necessário é o que será sempre tal como é, independente de nós, já a importância do possível porque para ser e acontecer depende denós, de nossa vontade de nossa ação.
5) Explique a distinção aristotélica entre o que é “por natureza” e o que é “por vontade”.
Resp. Por natureza é o necessário, e por vontade é o possível.
6)Qual é o legado ético dos filósofos antigos?
Resp. Três grandes princípios da vida moral: por natureza, a virtude e a conduta ética.
7) Como os antigos concebiam a vida ética? Por que para eles avontade era tão importante?
Resp. Buscando o bem a felicidade. Porque era ela que deveria ser fortalecida para permitir que a razão controlasse e dominasse as paixões.
8)Quais asmudanças na ética antiga trazidas pelo cristianismo?
Resp. Em primeiro lugar, a ideia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade nem com os outros, e em segundo que somos dotados de vontade livre.
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