Ética
Dissertações: Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rachelcalais • 25/3/2015 • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 177 Visualizações
Etica
By Aline-Mbarreto | Studymode.com
A obra Ética na Gestão Empresarial - Da Conscientização à Ação, de Francisco Gomes de Matos, está dividida em três capítulos: o primeiro intitulado: Predisposição Ética, o segundo Consciência Ética e o último Modelo de Gestão da Ética. Sendo que a síntese a seguir refere-se ao terceiro capítulo acima mencionado.
Inicialmente o livro nos apresenta um texto introdutório destacando o tema que será abordado no decorrer do mesmo, tendo como título: Ética: desafios à cultura corporativa, à liderança e à Estratégia.
Encontramos no início do terceiro capítulo um pequeno texto que servirá de base para entendermos o tema abordado posteriormente. Destacamos algumas expressões que julgamos fundamentais. São elas: Adote como bandeira a Ética; Ética é segurança, saúde, educação, espiritualidade e finalmente Ética é Gestão.
Ética e responsabilidade social normalmente andam juntas. Falar de ética é falar de valores e moral, ou seja, de comportamentos. O homem é ao mesmo
tempo um produto da natureza - um ser biológico, e um produto da cultura - um ser social, sujeito às leis naturais e sociais, que por vezes são conflitantes. À medida em que o homem se organiza socialmente, acordos vão sendo pactuados com o
objetivo de tornar a convivência mais harmoniosa.
Todo empreendimento baseado na ética tem sucesso, pois, sem ela o que se identifica é a desordem, o caos. Uma gestão sem competência causa a falta de liderança e de equipes integradas,projetando um quadro individualista em que cada um quer chegar e num determinado patamar sem se importar como vai chegar e por cima de quem vai passar. De nada adianta o marketing se o principal não for preservado. O primeiro passo é o modelo de gestão ética, depois vem à consciência ética, liderança ética, o comportamento ético e a relação ética.
Sem uma base cultural estruturada a gestão torna - se fracassada sendo que uma base cultural bem desenvolvida vem dos primórdios da infância quando recebemos os primeiros exemplos de ética dos nossos pais. Com isso o gestor terá facilidade de desenvolver uma cultura grupal com verdades comuns para aplicar boas estratégias dentro da empresa.
O sucesso de uma organização depende mais de filosofia e estratégia – que integram as lideranças e sedimentam a cultura – que de tecnologia e marketing. (PLT 284, Ética na Gestão Empresarial – Da conscientização à Ação).
Encontramos algumas recomendações essenciais para que se obtenha sucesso na gestão ética. Primeiramente é imprescindível que todos na empresa tenham plena consciência dos valores fundamentais que orientam os comportamentos, ou seja, tornar palpáveis os traços fundamentais da cultura corporativa. Posteriormente é necessário criar instrumentos institucionais para que a gestão ética se realize, sendo que, somente com espaços abertos à reflexão e ao exercício participativo da decisão, a gestão torna-se centralizadora e autocrática. Para começar adesenvolver a gestão ética na empresa é necessário um ambiente adequado para a reflexão e elaboração de exercícios que deverão contar com a participação de todos os colaboradores, de maneira trimestral ou semestral. Para manter a ligação de todos os setores e o comprometimento com a ética, recomenda-se não centralizar a gestão, caso contrário, ela se tornaria autoritária, impedindo o desenvolvimento ético no ambiente de trabalho.
Uma maneira para começar a empregar a gestão ética é a necessidade de formar um comitê estratégico ético. O mesmo poderá ser dirigido pelas lideranças representativas do corpo social para que os mesmos elaborem fóruns de reflexão, discussão, dinâmicas de grupo, partindo de iniciativas relevantes, que consequentemente agucem a criatividade na execução de projetos.
Essas práticas devem seguir as linhas mestras do Modelo de Gestão da Ética Corporativa que se guia em tríplice dimensão. São elas: Cultura Corporativa Transparente; Liderança Integrada e Estratégia Participativa Consensual. (PLT 284, Ética na Gestão Empresarial – Da Conscientização à Ação).
A ética na cultura empresarial deve estar sempre em renovação, cada novo integrante contribui para o enriquecimento da cultura. Cada nova idéia é bem recebida e estudada para melhorar o desempenho da empresa. Isso não aconteceria numa cultura fechada onde o indivíduo é visto como suspeito até que prove o contrário.
Vale lembrar que o Comitê Estratégico de Ética Corporativaé um forte aliado para o bom desenvolvimento da gestão ética dentro da empresa.
Ética pessoal e empresarial
Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos indivíduos e grupos. É a reflexão sobre a moral, conjunto de princípios e valores que fundamentam as normas morais. Na vida profissional a Ética pode ser considerada sob dois aspectos: pessoal ou individual: também conhecida como Ética Profissional e organizacional ou empresarial: chamada de Ética Empresarial.
A ética é uma questão muito debatida no momento. Alguma vez na vida as pessoas se depararam com ela. Todas já foram éticas ou antiéticas. Isso é um fato que não se pode contestar.
Um modelo de ética não pode ser criado, ele vem conosco em nossa herança genética. Contudo pode ser aperfeiçoada com estudo e reflexão. Quando entramos numa empresa levamos nossa bagagem de experiência, conhecimento ético que deve - se adequar ao tipo de gestão da empresa. Se esta empresa possuir um bom modelo de gestão ética, que valorize
...