Ética E Política No Iluminismo
Monografias: Ética E Política No Iluminismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WanderleiRamos • 4/11/2014 • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 475 Visualizações
I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Professor:
Disciplina: Ética e Filosofia Política
Turma / Ano: Ensino médio – segundo ano.
II – TEMPO DAS ATIVIDADES:
4 aulas de 50 minutos cada.
III – METODOLOGIA:
O tema a ser desenvolvido, acontecerá de forma efetiva com base em alguns recursos, tais como, lousa, datashow, vídeos, pesquisas virtuais e materiais didáticos pedagógicos.
IV – CONTEÚDO:
Titulo do projeto: “Ética e Política no Iluminismo”.
Tema do projeto I: Filme – O Segredo de Beethoven (Anexo I)
Tema do projeto II: Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? (Anexo II)
V – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1) Instigar aos alunos intervenientes o surgimento do Iluminismo.
2) Desenvolver reflexão em relação ao Iluminismo.
3) Analisar as razões mais pertinentes sobre o tema “Iluminismo”
VI – Descrição das Atividades:
1ª Aula:
Iniciar a aula passando o tema base “Ética e Política no Iluminismo”, e suas características. Utilizar a lousa para escrever os pontos chaves e ao final será proposto um breve debate entre os alunos, indagando aos alunos o que eles entenderam sobre o tema proposto e debatido. Promover a interação entre o educando e o educador. Convidar os alunos a especificar, listar as etapas que se desenvolveu o Iluminismo.
2ª Aula:
Assistir ao filme “O Segredo de Beethoven”, retratando sobre sua vida e obras. Nesta aula utilizar o datashow. Ao termino do filme, haverá um questionário para os alunos elaborado pelo educador.
3ª Aula:
Nesta aula será feito seminário em grupo, dividido de 4 a 6 alunos, cada grupo abordar sobre a “Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? De Immanuel Kant. Os trabalhos serão pesquisados na internet em sites confiáveis. Apresentar os trabalhos em datashow. Nesta apresentação será observada a desenvoltura de cada aluno.
VII – AVALIAÇÃO:
A avaliação serve de instrumento para fornecer informações sobre como está se realizando o processo de ensino-aprendizagem como um todo. Neste contexto o professor conhece, analisa e verifica os resultados de como o aluno se desempenha e não simplesmente ver no aluno, o acúmulo de conteúdos para classificá-lo em apto ou não. Do mesmo modo, a avaliação deve dar subsídio ao trabalho pedagógico, seguindo o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades, aperfeiçoando-o constantemente.
Em suma, os métodos de avaliação serão observações, registros, atividades e avaliações individuais e em grupo, assiduidade, responsabilidade, participação e interesse.
VIII – REGÊNCIA:
Os conceitos aqui escolhidos são apenas um modelo prosaico entre os alunos do segundo ano do ensino médio existentes em nosso estabelecimento de aprendizagem. Por isso, é importante observar que estou considerando as propostas sugeridas pelo MEC, adaptando de acordo com a efetividade da escola. Com isto, significando que obterei, enquanto educador aprimorar um plano de curso considerando as características da turma a qual lecionarei.
IX – BIBLIOGRAFIA:
• MONDIN, Battista. Curso de filosofia: Os Filósofos do Ocidente. Vol. II. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.
• REALI, Giovanni, ANTISERI, Dario. História da filosofia: Do Humanismo a Kant, Vol. II. São Paulo: Edições Paulus, 1990.
• CRC – Unidade 3: Ética Moderna II: Hume e Kant.
• CRC – Unidade 5: Filosofia Política na Modernidade.
FILME:
• O SEGREDO DE BEETHOVEN (2006)
ANEXO I
1ª ETAPA – Filme: O Segredo de Beethoven.
Compositor de melodias clássicas, Ludwig van Beethoven. Beethoven (Ed Harris) enfrenta graves problemas devido a sua audição. No ano de 1824 depois de um período de ostracismo, ele pretende fazer uma volta triunfal e, para isto, está escrevendo a Nona Sinfonia. A limitação auditiva faz com que ele precise de ajuda para copiar as partituras. É quando Anna Holtz (Diane Kruger), uma ousada e talentosa estudante, entra em cena. Aos 23 anos, a jovem quer o emprego e, apesar de todo o desprezo de Beethoven, começa a trabalhar. O gênio forte e metódico do compositor não são barreiras para a sensibilidade da garota. Aos poucos, vai conquistando o grosseiro mestre e adquire uma profunda admiração dele. O músico está para voltar ao palco e em meio a muitos contratempos a assistente faz tudo para terminar as cópias antes da grande reestreia.
Ludwig Van Beethoven é universalmente conhecido como o maior compositor de todos os tempos, suas obras coroou o período clássico e iniciou efetivamente a era romântica na música. É dos pouquíssimos artistas que pode ser legitimamente considerado um revolucionário. O gênio musical inspirou momentos históricos em outros campos que
...