Ética Na Sociedade Atual
Casos: Ética Na Sociedade Atual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefaniuchoa • 31/5/2014 • 297 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
O homem vive em sociedade. Viver é, não apenas estar no mundo, mas relacionar-se com outros, conviver. A multiplicidade destas relações (de coexistência, de convivência, de colaboração, de conflito, de confronto, etc ), permanentemente faz emergir a necessidade de se estabelecerem e acatarem normas, padrões e valores que possibilitem harmonizar ações muito distintas.
Há situações-limite em que revelamos, profundas dúvidas sobre a opção mais correta que devemos tomar. Estão neste caso as situações que envolvem dilemas de difícil resolução, como a droga, o aborto, a clonagem, eutanásia, o roubo etc..
Quotidianamente somos confrontados com situações em que temos que decidir sobre coisas que interferem na liberdade de outros. A simples coexistência coloca a questão da necessidade de cumprir normas. É por isso que nas nossas decisões temos em conta valores, princípios, normas ou regras de conduta que impomos a nós mesmos, mas também esperamos que os outros as sigam ou pelo menos as aceitem. Se os outros manifestam um comportamento diverso daquele que à luz destes ideais julgamos que deveriam ter, afirmamos que não agiram corretamente, não têm valores, princípios ou mesmo "moral".
A consciência moral implica que o homem ultrapasse uma dimensão meramente egoísta na sua conduta. O Outro deve ser tido sempre em conta na sua ação moral. Os princípios morais são normas que orientam e fundamentam a sua conduta, pois são assumidos como os mais adequados para a harmonia global e a felicidade individual.
Exemplo de um princípio moral: "Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti".
Uma vez definidos livremente estes princípios, por respeito e coerência com os mesmos, certos atos passam a ser assumidos como obrigações interiores, isto é, como deveres morais. Se não os fizermos sentimos que estamos a trair as nossas convicções, aquilo em que acreditamos.
...