A Cartografia Sistemática
Por: higorrorizzz • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
A cartografia sistematica tem seu principio ainda na antiguidade, nao tendo um inicio definitivo pois os primeiros mapas criados podem ter sido apagados com o tempo. Uma ciencia importante que e dada pela elaboração de mapas para localização espacial, na antiguidade nao feita de forma sistematica mas rustica acompanhando o crescimento socio economico tecnologico e as necessidades de quem fazia o mapa. Nao tendo como finalidade apenas conhecer o territorio mapeado mas tambem como racionalizar e aproveitar melhor.
Confecção de mapas que pode ser talvez ate anterior a escrita, variados povos nos legaram mapas como os babilônios, egípcios, maias, esquimós, astecas, chineses entre outros. nos evidenciam a importancia de estudar todos estes mapas com a grande representação cultural que tinham que eram fortes em cada uma dessas civilizações, mas feitos de acordo com a sua cultura e necessidade, abordando apenas o interessante para aquela civilização q o fez, com territorios entre mundos de proporções diferentes mas com a noção de cada povo em sua epoca, alguns ate muito primitivos com apenas a rota das mares para navegação de ilhas mas com o que precisavam feito por fibras vegetais ou outro feito em barro cozido bastante rusticos.
Passamos por uma paralisação no desenvolvimento dessa ciencia provocado pela igreja catolica na idade media, que fez um mapa no fomato de T, colocando jerusalem no centro do mundo impondo o geocentrismo e apenas este estilo de mapa como o correto.
Com apos esta paralisação na cartografia o modelo de ptolomeu passou a ser usado, alimentando um mercado novo q começava a surgir a produção de mapas artesanais, que em seguida foram bastante uteis para a navegação com o modelo de mercator.
A França também teve importância na história dos mapas, dentre alguns estudiosos, podemos destacar Nicolau Sanson, que era unfluênciado pela cartografia dos países baixos, principalmente de Mercartor. Como os franceses também participaram de forma ativa na descoberta de novas terras durante a época das ''Grandes Navegações'', a sua cartografia também foi igualmente desenvolvida, influenciando até mesmo os povos que mantinham contato com os franceses.
Já a cartografia portuguesa, foi, por muitos anos, a principal influência para essa atividade no Brasil durante todo o periodo colonial, isso mudou com a chegada da família real ao país, que foi esponsável pelo surgimento do estilo prórpio de cartografia, ainda que sob forte influência dos padrões europeus. após a chegada da família real, em 1808 o governo imperial cria a Academia da Marinha, o Arquivo Militar, a Tipografia Régia e a Academia de Artilharia e Fortificação, visando uma melhor organização aos trabalhos geográficos e cartográficos do país, isso resultou o surgimento da Cartografia Imperial, deixando de lado a Cartografia luso-brasileira. Por fim, com o sugimento da Imprensa Régia, teve início a edição e impressão de mapas nacionais.
Sobre os Maias e astecas, mesmo com pouca informação, sabe-se que eles tinham estudos cartográficos e que conseguiam replicar mapas rápidamente e com certa facilidade, porém seus mapas, apesar de delinearem divisões de terras, não utilizavam escalas, fazendo grandes desenhos para destacar determinada área.
Os Árabes também tiveram grande importância na história da cartografia, utilizando os conhecimentos gregos, em especial de Cláudio Ptolomeu. Alguns cartógrafos árabes contribuiram de forma significante para a cartografia mundial, como Abul Hassa, que escreveu diversos livros durante suas viagens, e Al-Idrisi, que chegou a produzir um atlas colorido do mundo conhecido.
...