TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilização Islâmica

Por:   •  10/9/2015  •  Seminário  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 10

Localização

[pic 1]

A civilização islâmica encontra-se até hoje na Península Arábica e foi fundada por Maomé, o grande profeta do Islamismo, a famosa religião muçulmana. Conheça a história dessa enorme civilização que é formada inteiramente baseada em sua religião, além de conhecer também sua cultura e seus costumes. Os mares que banham a civilização são:  Mar Vermeho Mar Mediterraneo Mar Caspio e Mar Negro.

[pic 2]

Países que fazem parte da religião Islâmica

Os Países em que é maioria (mais de 50% da população é muçulmana): Arábia Saudita, Somália, Afeganistão, Maldivas, Saara Ocidental, Turquia, Irã, Argélia, Mauritânia, Iêmen, Tunísia, Omã, Comores, Djibuti, Marrocos, Paquistão, Líbia, Iraque, Tadjiquistão, Jordânia, Catar, Senegal, Azerbaijão, Egito, Mali, Níger, Gâmbia, Uzbequistão, Turcomenistão, Indonésia, Bangladesh, Síria, Guinpe, Kuwait, Bahrein, Palestina, Quirguistão, Emirados Árabes, Líbano, Albânia, Brunei, Sudão, Malásia, Serra Leoa, Burkina Fasso, Chade, Nigéria, Eritréia, Etiópia e Bósnia.

Histórico – Origem

Islã significa resignação, submissão (a Alá - Deus). Aqueles que obedecem a Alá, considerando-o o único e verdadeiro Deus, aceitando a fé do Islamismo, são chamados de muçulmanos, islâmicos ou maometanos.

O livro sagrado dos muçulmanos é o Corão ou Alcorão, redigido em árabe, entre os anos 610 e 632. Ele contém a coletânea de tudo o que foi revelado por Alá a Maomé.O Islamismo surgiu no começo do século VII e rapidamente se difundiu entre as tribos árabes, unindo-as em tomo da mesma fé.

Hoje, a religião muçulmana é a que mais cresce no mundo e tem cerca de 1,3 bilhão de adeptos.A civilização islâmica teve a sua origem na península arábica. Habitada por diferentes povos semitas (árabes, hebreus, assírios, fenícios e aramaicos), organizados em tribos, a Arábia não tinha unidade política, estando dividida em clãs familiares.A cidade de Meca é o mais importante centro religioso muçulmano e nela se localiza a CAABA (Casa de Deus), que abriga a Pedra Negra, um pedaço de meteorito, trazido do céu pelo anjo Gabriel para o profeta Abraão.Os povos árabes foram os grandes divulgadores da religião islâmica. A expansão árabe-muçulmana acabou por islamizar uma série de povos não árabes, como os turcos e os persas.

Assim, embora os muçulmanos constituam a maioria da população nos países árabes, os quatro países com maior população muçulmana não são árabes: Indonésia (160 milhões), Paquistão (100 milhões), Índia (90 milhões) e Bangladesh (85 milhões).A morte do profeta Maomé, que viveu de 570 d.C. a 632 d.C., provocou a divisão de seus seguidores em dois grandes grupos: os xiitas e os sunitas, predominantes até hoje.

Os sunitas seguiram os ensinamentos de Maomé contidos em um conjunto de textos que foi denominado SUNA. Para os sunitas, o SUNA é uma importante fonte de verdade ao lado do Alcorão.

Evolução até os dias atuais (Contribuição Islâmica para a Civilização Humana)

Num breve esboço como este não pode haver dúvidas sobre a enumeração das muitas formas em como a Cultura Islâmica contribuiu para a Civilização da raça humana. Não temos opção senão limitar-nos a nomear com brevidade algumas das mais importantes descobertas que devemos ao gênio da descoberta Muçulmana e de mencionar alguns dos intelectuais, filósofos e escritores que acrescentaram brilho à Ciência e à Literatura, e exerceram uma notável influência sobre o pensamento Ocidental.

Algumas evoluções que são usadas até os dias atuais:

  • Astronomia
  • Matemática
  • Trigonometria
  • Teoria numérica
  • Física
  • Química
  • Geografia e história
  • Ciências políticas e sociologia
  • Arquitetura e artes plásticas
  • Ciências médicas
  • O cânone da medicina e a meningite
  • Farmacologia, Botânica e zoologia, Tecnologia.
  • O homem e a natureza
  • Influência da ciência e ensino islâmicos no Ocidente, Música
  • Literatura

Religião

Islamismo quer dizer submissão a deus, para Maomé, o homem deveria submeter-se totalmente as vontades de deus. O adepto ao islamismo é chamado islamita ou mulçumano.

Praticas religiosas do islamismo:

  • Orar cinco vezes por dia com a cabeça voltada em direção a Meca.
  • Jejuar durante o ramadã.
  • Dar esmolas de acordo com o que possuir.
  • Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
  • Participar da guerra santa para propagar o islamismo.

Por meio da religião, a Civilização Islâmica expandiu-se. Os árabes conquistaram um vasto território formando um grande império.

Antes da propagação da Fé islâmica de Maomé, os árabes viviam em tribos e não possuíam unidade política. A maioria vivia como beduínos vagando de um lugar para outro em caravanas comerciais.
 Adoravam varias divindades, em especial a 
Pedra Negra,que nada mais era que um meteorito. Muito deles peregrinavam a Cidade de Meca onde estava situado a Kaaba, santuário onde existiam diversas imagens de deuses.
 Em 630, Maomé uniu os árabes em torno de um único governo que tinha como principal pilar a religião monoteísta do 
Islamismo, religião esta semelhante à cristã e a judaica.
 A morte do profeta Maomé, que viveu de 570 D.C. a 632 D.C., provocou a divisão de seus seguidores em dois grandes grupos: os xiitas e os sunitas, predominantes até hoje.Os sunitas seguiram os ensinamentos de Maomé contidos em um conjunto de textos que foi denominado SUNA. Para os sunitas, o SUNA é uma importante fonte de verdade ao lado do Alcorão.

Os xiitas consideram que o líder religioso e político devam ser descendentes de Maomé, além de só admitirem o Alcorão como fonte sagrada. Os xiitas são contrários à ocidentalização e são defensores intransigentes dos fundamentos da fé islâmica. Os sunitas correspondem a 85% do mundo muçulmano e os xiitas, aos restantes 15%.Hoje, a religião muçulmana é a que mais cresce no mundo e tem cerca de 1,3 bilhão de adeptos.

Idioma

Mulçumano ( ou islamismo ) é uma religião e não um povo. Sendo assim , um cidadão mulçumano fala língua do pais onde vive.! Há brasileiros que converteram ao islamismo que falam português. No entanto , a regilião islamica recomenda que as orações e rituais da religião  sejam feitas na língua árabe ( mas não é uma obrigação ). Essa é a razão pela qual a maioria dos mulçumanos, além de língua natal, também falam o árabe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (509.3 Kb)   docx (646.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com