A Conquista Portuguesa Da Amazônia
Por: Jesik Fig • 27/10/2023 • Resenha • 411 Palavras (2 Páginas) • 51 Visualizações
FILHO, Armando Alves; JUNIOR, Jose Alves; NETO, Jose Maria. PONTOS DA A-MAZONIA, PAKA TATU, Belém, 2001, cap. I, p. 11-15.
A CONQUISTA PORTUGUESA DA AMAZÔNIA
Século XVI na região Amazônia, havia números grupos compostos por diversas etnias indígenas principalmente as margens dos rios. A invasão dos europeus na re-gião amazônica devastou a população indígena sendo que os nativos da várzea fo-ram reduzidos para dar lugar ao um novo povoamento consequente da colonização portuguesa. Os espanhóis formaram os primeiros europeus navegar e explorar o terri-tório amazônico, no entanto não ocuparam de fato a área, já as expedições portugue-sas conseguiram se instalar e abrir caminho para outros povos europeus.
O Tratado de Tordesilhas ainda deixava uma margem para que os espanhóis conti-nuassem com seus interesses na região; assim se organizaram e navegaram nova-mente agora por toda extensão do rio Amazonas e assim conseguiram colher desco-bertas e leva-las aos europeus; assim receberam o direito de colonizar o vale amazô-nico e com uma nova expedição para penetrar a floresta amazônica não tiveram êxi-to, mas outros europeus como os holandeses e inglês se empenharam e ampliaram seus domínios na região com objetivo inicial de exploração mercantil com as chama-das drogas do sertão.
Em meados do século XVII os holandeses, inglês e franceses forma expulsos por tropas a serviço da coroa portuguesa (158-1640), depois com o fim da União Ibérica os portugueses recuperam a autonomia possibilitando a assinatura do Tratado de Madri em 1750 ao qual reconheceu o direito português pelo domínio da região ama-zônica. A estratégia geopolítica e militar da fundação de Belém a margem da Baía de Guajará foi determinante para o controle do domínio português na Amazônia, pois possibilitou um controle eficaz de navegação devido o acesso as rotas de comunica-ção marítima. No entanto esse estabelecimento não foi amistoso com os nativos houve resistência, inúmeros abusos os povos indígenas sofreram como escravização e extermínio do seu povo.
Concluo que o capitulo “A Conquista Portuguesa da Amazônia”, apresenta infeliz-mente uma narrativa ainda próxima vista de baixo, pois houve exploração do impacto das consequências da “invasão portuguesa”. A obra contribui aos estudos amazôni-cos ainda que o texto cite um pouco sobre o aspecto negativo do que é titulado “A conquista...”, pois os povos indígenas não foram apenas explorados visto como mão de obra escrava e como bárbaros precisando de salvação e subjugados, certamente não são coadjuntante da historicidade da Amazônia.
...