A Dinâmica Litosférica
Por: marilzafiel • 11/9/2015 • Projeto de pesquisa • 736 Palavras (3 Páginas) • 710 Visualizações
Resumo do livro de geografia da página 121 a página 126.
A Dinâmica Litosférica
A litosfera está em permanente transformação, de tempos em tempos, temos notícias sobre terremotos ou erupção de um vulcão, mostrando que a crosta terrestre, a camada mais superficial do planeta, não é estática.
A litosfera e a estrutura interna da Terra
As ondas sísmicas (P) propagam-se de diferentes maneiras pelo interior do planeta, fato que levou os cientistas a deduzir que a Terra possui estruturas internas com diferentes composições.
A terra é formada por três camadas: a crosta terrestre ou litosfera, manto e núcleo.
Crosta terrestre ou litosfera é a camada sólida da Terra de composição rochosa. A crosta é constituída basicamente de silício, alumínio e magnésio.
Manto, também chamada astenosfera, tem em sua composição litológica o peridotito, com ferro e sulfeto em abundância.
Localizado abaixo da crosta e está separado dela por uma camada denominada descontinuidade de Moho. É composto pelo magma, que possui altas temperaturas.
Núcleo é composto basicamente de ferro e níquel. A acredita-se que ele é formado por um núcleo externo que é líquido, com temperaturas um pouco mais baixas. Admite-se que seus componentes estão em estado de fusão e por um núcleo interno que é sólido, que constitui a região mais quente da terra.
Quem estuda a litosfera?
Geomorfólogos estudam as formas de relevo. Geólogos estudam a origem, a formação e a transformação da crosta terrestre. Geofísicos por meios de estudos matemáticos, físicos e químicos, observa os fenômenos e processos dinâmicos do planeta.
Forças Internas ou Endógenas
Essas forças têm como motriz o magma, material de maior plasticidade que as rochas da crosta, composto basicamente de silício e magnésio, e que circula no interior do manto. Nas regiões dessa camada próximas ao núcleo, o magma encontra-se praticamente fundido, em estado pastoso, devido alta temperaturas. Acredita-se que o intenso calor existente no núcleo do planeta faz o magma presente no manto fluir em grandes correntes, denominadas correntes de convecção.
Essas forças provocam alterações no manto, ondas de convecção, e essas acabam por modificar a crosta. Causando mudanças estruturais formando, por exemplo, montanhas.
Placas Tectônicas
Segundo teorias científicas, há milhões de anos atrás o planeta era formado por um único continente denominado Pangea e um único oceano chamado Pantalassa. A Deriva Continental estabelece que continentes e oceanos estariam se deslocando a deriva. O “motor” dessas placas causando os seus movimentos são as correntes de convecção. A crosta terrestre que é fragmentada em várias partes, denominadas placas litosféricas ou tectônicas “flutuam” sobre o magma.
Dependendo de seu movimento nas chamadas zonas de divergência as placas podem afastar-se, nas zonas de convergência, elas se encontram em processo de colisão.
...