A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Trabalho Universitário: A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanilza • 2/11/2014 • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 441 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LUCIMARA FERREIRA DA CRUZ
1º SEMESTRE
CICLO 3
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Ibotirama-Bahia
2014
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LUCIMARA FERREIRA DA CRUZ
1º SEMESTRE
CICLO 3
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Trabalho apresentado à disciplina Geografia do Brasil, como requisito parcial de avaliação do ciclo 3
Professora: Juliana A. Moura
Ibotirama-Bahia
2014
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Evolução do pensamento geográfico
1-Faça um breve resumo da evolução do pensamento geográfico estudado na Unidade 3.
No Brasil, até as décadas de 1960 e 1970, a Geografia acadêmica e a escolar foram marcadas por um conjunto de conhecimentos os quais fornecia elementos para a descrição do mundo. Dessa forma, a observação e a descrição da paisagem caracterizaram grande parte da produção que compôs a Geografia Tradicional. No ensino, a memorização de conteúdos era a principal habilidade que requeria para se obter boas notas, fazendo com que a Geografia se tornasse uma disciplina decorativa.
Segundo o professor Antonio Carlos Moraes a partir da década de 70, teve início um movimento de renovação da Geografia dividindo-a em duas vertentes: a Geografia Pragmática e a Geografia Crítica.
A Geografia Pragmática também chamada de Quantitativa caracterizou-se principalmente pelo uso de técnicas estatísticas e matemáticas e modelos de representação no trato dos temas geográficos. Devido a isso, as críticas a essa Geografia basearam-se ao fato de que havia certo exagero na quantificação e na maior importância dada às técnicas de planejamento. Com isso, a Geografia não preocupava com os problemas sociais e à agressão ao meio ambiente.
A outra vertente do movimento de renovação da Geografia foi chamada de Geografia Crítica ou Radical. Essa corrente tinha uma preocupação com as injustiças sociais e com os problemas político-ideológicos, propondo uma Geografia que lutasse por uma sociedade mais justa.
A Geografia Crítica afirmava que não bastava explicar e descrever o mundo mas sim, transformá-lo. No ensino, essa corrente influenciou documentos oficiais, como a Proposta Curricular para o ensino de Geografia, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Porém, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais , a Geografia Crítica ficou marcada por um discurso retórico, sem alcançar a prática dos professores.
A Geografia foi influenciada também pela corrente Humanista ou da Percepção. Ela diferenciou-se das outras correntes, pois, se preocupava em verificar a apreensão da essência, pela percepção e pela intuição. Baseava na experiência vivida e adquirida pelo indivíduo.
De acordo com o geógrafo chinês Yu Fu Tuan, essa corrente procura entender o mundo a partir do estudo das relações do homem com a natureza, além disso, analisa os seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar.
2- Descreva a importância
...