A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: Renata Elza • 10/5/2020 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÀCIO DE SÁ
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ALUNO: FÁBIO ALVES COSTA
MATRICULA: 201908192641
OBJETIVOS:
Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação
INTRODUÇAO
Nesse relatório entrevistei a Educadora Kênia ela e formada em pedagogia pela faculdade e ministra suas aulas na escola infantil CEMEI DONA SINDÔ no município de Sarzedo, tive a oportunidade de assistir uma de suas aulas para observar e tomar nota dos métodos aplicados por ela no processo pedagógico .
ENTREVISTA COM A PROFESSORA KÊNIA
- O que é ensinar?
- Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
- Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
- Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?
Observação das práticas pedagógicas aplica em sala de aula pela professora:
Ao assistir uma aula de 50 minutos da professora Kênia, pude perceber que ela utiliza métodos lúdicos para despertar no aluno um maior interesse nas atividades dadas em sala. Por exemplo, ao ensinar as operações básicas da matemática ela utiliza luvas de borrachas cheias de algodão para simular os dedos da mão , ao questiona – lá o porque desse método ela me explicou que as crianças tem mais facilidade em fazer as operações utilizando os dedos . Notei que ela faz perguntas aos alunos deixando que eles explorem ao máximo suas idéias, expondo diferentes pontos de vista. Dessa maneira, no lugar de limitar os alunos, a educadora dá liberdade, sem se esquecer de sempre que preciso fazer considerações e interferências sensatas para mediar as discussões.
Para manter a motivação dos alunos em alta, ela incentiva, apóia e elogia o bom desempenho deles freqüentemente.
CONCLUSÃO:
Enfim ao entrevistar e assistir a aula da professora Kênia pude perceber que ela utliza o método da maiêutica aplicado pelo filosofo Sócrates a educadora induz os alunos a pensar e tentar responder suas próprias indagações .
Também conclui que ao elogiar o bom desempenho das crianças freqüentemente ela torna o clima mais agradável e amigável, essas atitudes positivas induz o aluno a participar mais ativamente das aulas, sem o típico medo de errar e ser reprimido ou a frustração de não ser reconhecido pelo esforço.
...