TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geomorfologia Continental

Por:   •  28/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

1) As bacias hidrográficas são importantes unidades espaciais para o entendimento da dinâmica hidrológica dos rios e das encostas. Como as características geomorfológicas das bacias influenciam na dinâmica Hidrológica? Como a análise morfométrica pode contribuir para o entendimento dessa dinâmica? Quais os parâmetros costumar ser utilizados?

Resposta: Muitos dos processos geomorfológicos e hidrológicos podem ser compreendidos juntos por meio de interpretação geográfica das bacias e etc... Podemos destacar a importância da análise morfológica para entender melhor a dinâmica geomorfológica de uma bacia geográfica. Os principais parâmetros utilizados e que podemos usar de destaque são os parâmetros das áreas das bacias, o gradiente da bacia, o gradiente do canal principal e a densidade da drenagem. Cada um desses aspectos tem importante parte na Geomorfologia Continental.

2) Escreva um texto destacando diferentes tipos de intervenção humana nas bacias e suas consequências para a dinâmica fluvial. No texto diferencie as intervenções diretas e indiretas apontando de quais maneiras afetam a dinâmica fluvial

Resposta: As intervenções antrópicas nas bacias e nas dinâmicas fluviais são divididas de duas formas. A primeira: são alterações que são realizadas diretamente no canal, ou seja, são as intervenções diretas, como através de obras de engenharia por exemplo afim de melhorar algo no canal fluvial. E a segunda: são as alterações indiretas que são por exemplo realizadas fora da área do canal fluvial.

A ação antrópica vem de várias maneiras causando alterações nos canais fluviais e nas bacias, seja por diversos motivos... Vamos destacar aqui alguns dos tipos das intervenções antrópicas e suas consequências para a dinâmica fluvial nesse texto.

Podemos apontar por exemplo a canalização dos rios como um meio de intervenção antrópica, esta que pode ser considerada uma intervenção direta, que é realizada a partir de obra de engenharia e exige a manutenção dessa obra. Podemos apontar também a retificação do canal, a drenagem e o escavamento do canal, as construções de canais ou desvios de canais, os diques e as barragens... Todos esses exemplos são intervenções antrópicas diretas, que age diretamente nos canais fluviais por meio de obras e afins. Essas ações diretas tem como objetivo melhorar a qualidade desse canal, da água e reduzir possíveis impactos nas dinâmicas fluviais.

Já as ações indiretas como dito acima no texto, são ações fora do canal fluvial, mas que mesmo assim acaba interferindo na dinâmica pois está altamente ligada ao tipo e uso do solo que a sociedade faz perto das bacias hidrográficas. Essas mudanças não são feitas diretamente no canal, mas pelo uso do solo da bacia, desconfiguram a dinâmica do canal. Sendo assim, podemos destacar a mudança da cobertura vegetal, a urbanização que gera mais escoamento superficial aumentado assim a descarga do canal, o desmatamento que interfere na infiltração da água e assim dificulta os sedimentos a chegarem no canal fluvial, as atividades industriais que muitas vezes causam desequilíbrio e as atividades agropecuárias que atuam também indiretamente aumentando o uso do solo, intensificando processos erosivos e denegrindo a qualidade da água.

3) Quais são os principais fatores de formação dos solos? Qual a importância do estudo de solos para a geomorfologia continental?

Resposta: As principais características atuantes na formação dos solos são os materiais de origem que se refere ao tipo de material que sofre com ações do intemperismo ou dos processos pedogenéticos e assim serve de base inicial para a formação dos solos. Podemos destacar também o clima, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com