A História da Arte: da Pré-História ao Realismo
Por: Karina Moro • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 898 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
CLARETIANO
CURSO DE ARTES VISUAIS
1º SEMESTRE
RAFAELA APARECIDA DE AGUIAR SOUSA
História da Arte: da Pré-História ao Realismo
BATATAIS/SP
(OUTUBRO DE 2018)
Atividade no Portfólio Ciclo 3.
Descrição do Projeto:
A importância deste projeto é fazer que você, aluno de licenciatura em Artes, tenha aparato histórico para explicar os vários estilos e movimentos artísticos, propiciando conhecimento necessário para elaborar atividades em sala de aula.
Barroco
As principais características do estilo Barroco são:
- Luz
- Sombra
- Dramatização
- Movimento
- Jogos diagonais
- Curvas e contra curvas
- Elementos retorcidos
- Espirais
- Colunas torsas
- Teto elevado
Contexto Histórico
Na época denominado Barroco, a Europa vivia o inicio de governos absolutistas, o Rei era o Senhor absoluto e representante de Deus na terra.
A Igreja Católica sofria perdas causadas pela Reforma Protestante e iniciava a Contra Reforma na tentativa de resgatar o poder e aumentar a Fé Católica.
A economia foi mudada pela Revolução Comercial que reforçava a classe burguesa.
Luís XIV, rei Frances absolutista que reinou em 1161 a 1715e disse a seguinte declaração o estado sou eu. Essa frase se resume ao poder real naquela época.
Segundo pensador Jacques Bossuet, era poder real, a qual se acreditava ser de origem divina.
Martinho Lutero era Doutor em Teologia e Doutor em Bíblica, estudaram em profundidades as escrituras.
Uma das consequências da reforma de Lutero fora do âmbito religioso foi a alfabetização, por incentivar o aprendizado da leitura. Lutero denuncia a Igreja como pagã e passa a ser perseguido com herege.
Martinho Lutero lutou em defesa da difusão do conhecimento, traduzindo a Bíblia para o alemão e com isso se iniciava a Igreja Luterana, dividindo a cristandade e quebrando o monopólio da Igreja Católica.
Com isso a Igreja se vê impedida a tomar algumas medidas e inicia a Contra Reforma.
Nesse contexto inicia a Revolução Comercial com finalidade fortalecer a Igreja e enriquecer o Estado. Com isso a Igreja pela Contra Reforma, apoiou os reinados e burgueses dando-lhes poder e regalias. E os reis tendo o poder gratificavam o clero e a nobreza.
Em 1563 uma revolta causada pela política absolutista e católica do Rei Felipe II separou os países baixos em dois. As dez províncias do Sul (atual Bélgica) que eram católicas, que era sobre o domínio da Espanha e as províncias do Norte chamadas de províncias unidas dos países baixos (atual Holanda), que eram protestantes e independentes.
A Igreja encontra na Arte uma ferramenta de grande auxilio e uni a arquitetura, pintura e escultura e seu interior trabalhado.
Com imagens e ornamentos para ostentar seu poder. Com isso a burguesia tendo mais dinheiro e poder, passou a encomendar obras de arte para exaltar diante a sociedade.
Bernini- Escultura Barroca
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles dia 07 de Dezembro de 1598, por uma das composições mais bem sucedidas da história a Piazza de San Pietro no Vaticano, onde modificou toda s estrutura visual da Basílica de São Pedro em Roma. Bernini trabalha com elementos arquitetônicos para que os fiéis se sintam acolhidos nos Braços da Igreja.
Bernini usa como recursos materiais o bronze, estuque, madeira e mármore, explora o drama como domínio de um ambiente teatral e uni suas esculturas com outros elementos, como espaço e a luz, oferecendo movimento e dinamismo.
[pic 1]
Figura 1: O Rapto da Proserpina
Fonte: Website Toda Matéria - www.todamateria.com.br/gian-lorenzo-bernini/
O Rapto da Proserpina é uma das esculturas mais fantásticas de Bernini, que foi esculpida quando artista tinha 24 anos. Na mitologia grega, Proserpina é Perséfone, filha de Deméter, que é raptada por Plutão e levada para o submundo. Vale lembrar que Plutão corresponde a Hades na mitologia grega. Bernini eleva o máximo de suas esculturas ao realismo. A obra encontra-se na Galleria Borghese, em Roma na Itália.
Rococó
As principais características do Estilo Rococó são:
As linhas do Rococó apresentam-se em forma de conchas, curvas, estuque e frisos.
Arte adotada de sutileza
Cenas eram sensuais delicadas e graciosas
Uso de cores luminosas e suaves, formas leves e delicadas.
Construções arquitetônicas decorada com espelhos e orçamentos.
Temático divertimento, erotismo, vida cortesã da aristocracia e exotismo.
Contexto Histórico
Rococó é um período de transição entre a suntuosidade do Barroco e o retorno do Classicismo (neoclássico).
O Rococó foi cenário dos palacetes e castelos que pertencia á aristocracia e a alta burguesia, feita para ornamentar os interiores com luxo e muita exuberância, com formas mais leves e elegantes do que o barroco, tanto na arquitetura quanto no mobiliário.
...