A IDENTIDADE CULTURAL DE UM POVO REVELADA ATRAVÉS DE UMA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA: O CASO DOS PARAGUAIOS DE DOURADOS-MS
Por: Tati Ayala • 14/3/2020 • Monografia • 10.331 Palavras (42 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOSFACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE GEOGRAFIA - LICENCIATURA |
A IDENTIDADE CULTURAL DE UM POVO REVELADA ATRAVÉS DE UMA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA: O CASO DOS PARAGUAIOS DE DOURADOS-MS
DOURADOS
2010
FABIANE HIMMELREICH AYALA
A IDENTIDADE CULTURAL DE UM POVO REVELADA ATRAVÉS DE UMA MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA: O CASO DOS PARAGUAIOS DE DOURADOS-MS
[pic 2]
DOURADOS-MS
2010
[pic 3]
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por ter me dado o bem mais valioso, a vida. Por estar presente em todos os momentos, principalmente naquele em que dá vontade de desistir. Agradeço a Ele, por ter me dado força e ânimo para poder chegar até o final do curso de Geografia, mesmo com os tropeços da vida.
Ao meu pai Felix A. de Jesus Ayala Barreto e a minha mãe Mirka Himmelreich Ayala, por todos os ensinamentos e por tudo que fizeram e continuam fazendo por mim.
Ao meu filho Daniel Himmelreich Medeiros, por ser a razão de ser da minha vida e da minha luta em querer ser alguém que ele possa ter orgulho.
Aos meus irmãos Caroline Himmelreich Ayala e Marcelo Himmelreich Ayala, por sempre terem acreditado na minha capacidade de conseguir terminar este curso.
Ao meu companheiro Aldorindo Medeiros da Silva, por sempre ter me apoiado e incentivado a estudar.
A todos os professores do curso de Geografia, pela dedicação e por terem transmitidos todo o conhecimento que adquiri durante todo este tempo de faculdade, em especial a Profª. Drª Cleonice Gardin por ter me orientado e ensinado tudo o que sei sobre pesquisa e por ter sido praticamente uma mãe durante todo o desenvolvimento deste trabalho, mas que por forças maiores não pode ter concluído comigo a mesma.
Ao Prof. Dr. Pedro Alcântara que aceitou a me orientar no fim desta longa caminhada.
Ao grupo de pesquisa TERRHA[1] e finalmente a toda minha turma do Curso de Geografia, por terem me apoiado nas horas em que precisei e pelos anos que passamos juntos discutindo sobre a Geografia em vários aspectos, em especial a minha amiga Cirlani Terenciani que começou esta pesquisa comigo e que me ajudou na hora em que mais precisei para a conclusão desta monografia.
RESUMO
Tomando como recorte territorial para análise a comunidade paraguaia localizada no bairro Grande Jardim Itália na cidade de Dourados-MS, esta proposta de trabalho teve sua origem no Programa de Iniciação Científica (vinculado no projeto de pesquisa “Transformações territoriais na fronteira internacional Brasil - Paraguai: o caso do município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul”), visa contribuir para o entendimento de como se manifesta a identidade cultural dos paraguaios através de uma celebração religiosa, partindo de uma ideia de reprodução e transmissão de um conjunto de crenças, valores, hábitos, comportamento e tradições que são compartilhadas por pessoas de uma mesma nação em solo não originário. Tal entendimento passa fundamentalmente pala compreensão dos significados dos elementos culturais presentes na maior celebração realizada em homenagem a santa padroeira do Paraguai, a Virgem de Caacupé, buscando o significado, a origem e o sentido do oferecimento destes elementos à santa. Para a compreensão destes objetivos fizemos uma análise das entrevistas realizadas e do ritual religioso filmado, assim como, uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto.
PALAVRAS CHAVES: 1) Identidade Cultural; 2) comunidade paraguaia;
3) manifestação religiosa.
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 – Localização do Bairro Grande Itália e da Praça Paraguaia.
FIGURA 2 - Índio esculpindo a imagem da Virgem de Caacupé
FIGURA 3 – Imagem da Virgem de Caacupé
LISTA DE FOTOS
FOTO 1 – Praça Paraguaia e Capela Nossa Senhora Virgem de Caacupé
FOTO 2 – Padre Teodoro Benites
FOTO 3 – Santuário de Caacupé
FOTO 4 – Arco com as cores da bandeira do Paraguai
FOTO 5 – Imagem da Virgem de Caacupé
FOTO 6 – Altar protegido por armário de vidro blindado
FOTO 7 – Manifestação religiosa do dia 8 de dezembro
FOTO 8 – Serenata à Virgem de Caacupé em frente à capela na praça paraguaia
FOTO 9 – Músicos Paraguaios
FOTO 10 – Distribuição dos alimentos no dia da serenata à Virgem de Caacupé
FOTO 11 – Coral da Capela Nossa Senhora de Caacupé
FOTO 12 – Dançarina apresentando a galopeira com a bíblia na mão
FOTO 13 – Casal de devoto entrando com a chipa e o conjunto de tereré
FOTO 14 – Crianças vestidas de anjos lendo trechos da Bíblia
FOTO 15 – Distribuição dos alimentos após a manifestação
FOTO 16 - Dançarinas apresentado a dança de la botelha
FOTO 17 - A chipa
FOTO 18 - A presença da bandeira paraguaia e bandeira brasileira
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................ | 09 |
CAPITULO 1 - CULTURA E IDENTIDADE PARAGUAIA EM................................ MATO GROSSO DO SUL | 13 |
| 13 |
| 16 |
| 18 |
CAPÍTULO 2: A COMUNIDADE PARAGUAIA NA CIDADE DE DOURADOS....... E SUAS PECULIARIDADES | 20 |
CAPÍTULO 3: A MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA EM HOMENAGEM À.................. VIRGEM DE CAACUPÉ | 26 |
3.1- A vinda da Virgem de Caacupé à Dourados................................................... | 26 |
3.1.1 – A representação da imagem da Virgem de Caacupé................................. | 30 |
3.2- A festa em homenagem à Virgem de Caacupé............................................... | 31 |
3.2.1- A organização da missa em homenagem à Virgem de Caacupé................. | 33 |
3.2.2 - A missa em homenagem à Virgem de Caacupé: 08 de dezembro.............. | 35 |
3.3 – Os elementos culturais presentes na missa à Virgem de Caacupé............... | 39 |
3.3.1 – O sentido destes elementos culturais......................................................... | 43 |
CONSIDERAÇOES FINAIS.................................................................................... | 45 |
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA......................................................................... | 47 |
ANEXOS................................................................................................................. | 51 |
...